AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1011 a 1020 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Caro Fernando, Uma sensação de nostalgia sempre nos atinge quando, de alguma forma, retornamos ao passado. Recordo que, a partir de 1956, pelo menos duas vezes por ano, eu e demais familiares, viajávamos de Caruaru para Afogados da Ingazeira utilizando o trem.
Durante anos a viagem era realizada por uma “Maria Fumaça”. No final dos anos sessenta, salvo lapso de memória, outras máquinas - iguais a essa filmada pelo amigo Vital Tenório - que chamávamos “Maquina Elétrica” -, passaram a fazer o percurso entre o Recife e Rio Branco (Arcoverde). A partir de lá, o comboio novamente era “puxado” pela “Maria Fumaça”, que, até chegar a Afogados, passava por “Lagoa de Baixo” (Sertânia), “Henrique Dias”, “Pinto Ribeiro”, “Albuquerque Né”, “Coruja” (Irajaí), e “Macacos” (Iguaracy).

Bons Tempos... Momentos inesquecíveis para quem os vivenciou.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 9-setembro-2013 / 18:17:04


Há alguns anos descobri que Vital Tenório tinha esse VHS e solicitei o material para editar.
Hoje, Leninha de Tasso me lembrou desse vídeo e consegui compartilhar para deleite dos afogadenses que gostam de boas recordações...

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 9-setembro-2013 / 14:50:56
Fernando, a parte que você censurou é exatamente aquela onde demonstro o oportunismo politiqueiro cínico do nobre vereador. Ele fala demagogicamente do ar condicionado alheio, como se fosse um pecado, mas ele mesmo desfruta desse conforto em seu gabinete e no plenário, e tudo pago com dinheiro público. Por essas e outras é que o Sertão é como é.

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 8-setembro-2013 / 21:20:37
Fernando, gostaria de fazer a esse nobre vereador a mesma pergunta que ele dirigiu ao moço da COMPESA: Vereador, o senhor já carregou água nas costas ou sua pergunta é mera demagogia oportunista? É por essas e muitas outras semelhantes razões que nunca se resolveu nem se resolverá o dilema da SECA pois ela cria e santifica heróis, faz a fama e a fortuna dos mais espertos e sempre rende votos aos mesmos politiqueiros de sempre.

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 6-setembro-2013 / 11:10:42
"O vereador José Carlos Santos (foto, PSL) criticou na noite desta quarta-feira 4, em sessão ordinária da Câmara, as declarações do presidente da Compesa, Roberto Tavares, ao admitir que a ação de desassoreamento da barragem de Brotas no momento tem mais caráter 'simbólico'.
Zé Carlos também desceu a macaca no governador Eduardo Campos que junto com o Ministro da Integração Nacional veio duas vezes ao Sertão do Pajeú inaugurar pequenos trechos da adutora.

'Gostaria de saber se esse senhor, Roberto Tavares, já carregou água no ombro, lata de água na cabeça para poder tomar banho. O desassoreamento de Brotas não é importante para esse senhor, porque a água vem depois e cobre, e não vai ter obra para ser inaugurada pelo governador. Eu me sinto indignado quando vejo uma cabra que fica no 'ar condicionado', dizer que no sertão desassorear uma barragem do porte de Brotas não tem importância', finalizou o vereador." (do blog do Itamar em 5.9.2013)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-setembro-2013 / 9:27:54

Um Soneto para Brotas

Eu havia jurado a mim mesmo que, em virtude do desgaste emocional e da inércia dos nossos representantes, nesse ano de 2013, não tocaria mais no assunto da nossa barragem contudo, verificando as imagens que a imprensa mostrou nos últimos dias sobre a situação daquele reservatório, não pude me conter e quebrei a jura. Entre um misto de tristeza e revolta, consegui criar este soneto que segue:

BROTAS AGONIZA

Não me lembro do mal que pratiquei
Nesses anos todinhos que servi,
Ajudei irrigar, abasteci,
Superei os verões que aguentei.

Meu papel era esse, eu também sei
Tanto é que dei mais que recebi,
Benefícios prá mim eu nunca vi
Mesmo assim quase nada reclamei.

Mas entulhos trazidos pelas cheias,
Acabaram entupindo as minhas veias
E deixando a bacia assoreada...

Resisti aos castigos o quanto pude,
Quando nova, robusta e com saúde
Só que agora estou quase sepultada.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 6-setembro-2013 / 8:53:58
Meus mais puros sentimentos.

Braz Alves Torres <Braztorres@outlook.co>
Maua, SP Brasil - 5-setembro-2013 / 22:45:00
Arrependimentos e arrependimentos...

Se errar é humano e traz certos desconfortos, arrepender-se é um ato de grandeza, dignidade e sabedoria. O Marquês de Maricá já dizia que o arrependimento só é ineficaz quando as reincidências são consecutivas.
No século XVI, o cônego, médico e astrônomo alemão, Nicolau Copérnico, defendeu uma cosmologia heliocêntrica, onde o sol seria o centro das órbitas dos planetas. Teoria mais tarde incluída nos livros proibidos pela Igreja Católica. Em 1993, sabiamente, o Papa João Paulo II, admitindo excessos do tribunal eclesiástico da época, absolveu Copérnico que fora julgado e condenado por heresia.
Recentemente, um dos “craques” da Microsoft e discípulo de Bill Gates, Steve Ballmer, reconheceu que um dos piores arrependimentos de sua vida foi ter criado o Windows Vista, um sistema operacional usado em computadores que apresentou diversas falhas e imperfeições para um mundo competitivo e tecnologicamente avançado.
Na simplicidade e equilíbrio do mega investidor em informática, e, na humildade e inteligência divina do Papa aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem só para nos aplaudir, mas para compartilhar conosco a beleza da existência”.
Entretanto, semana passada a Globo em seu mais famoso telejornal, reconheceu que o apoio dado ao golpe militar de 1964 foi um erro. O jornal O Globo, de 31.08.2013, expressava a seguinte mensagem: “A consciência não é de hoje, vem de discussões internas de anos, em que as Organizações Globo concluíram que, à luz da História, o apoio se constituiu um equívoco”.

Já em Brasília, na Câmara dos Deputados, após terem esses mesmos parlamentares inocentado um “colega” Deputado que se encontra preso por crime já julgado, resolvem num “passe de mágica” aprovar o voto em aberto para determinadas matérias.
A “poderosa plim plim”, tendenciosa formadora de opinião e os frágeis representantes do parlamento brasileiro, infelizmente, usam de manobras psicológicas e políticas tentando ludibriar a consciência de uma nação que não mais aceita a parcialidade jornalística, a mentira e a corrupção. Essas práticas danosas nos levam a acreditar que o objetivo principal dessas duas instituições é se perpetuarem como donos da verdade e do poder.

Certamente, como alerta um renomado cientista, esse tipo de arrependimento não é tanto um remorso do mal que cometeram, mas um temor daquilo que lhes pode acontecer.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-setembro-2013 / 10:10:02
Fernando, há algum engano nessa informação de "200 litros de água por dia por pessoa em Tabira. Onde vão arranjar tanta água? Quanto às obras da Adutora, estão dependendo dos caprichos pessoais de um invasor de terras públicas que se acha o bicho da goiaba e pasme, as autoridades acreditam e não enfrentam o dito cujo. Esse fulano é o mesmo que fez um "gato" (ligação clandestina) em tubulação da COMPESA para sua propriedade e quando descoberto bateu pé, arrotou valentia e nada mais sério lhe aconteceu.

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 4-setembro-2013 / 8:57:44
"Água disputada – Diretor da Compesa para assuntos do Sertão, o engenheiro Fernando Lobo esclarece que serão disponibilizados por dia 200 litros de água por pessoa aos moradores de Tabira, no Sertão do Pajeú, que passarão a tirar o líquido em 45 reservatórios da cidade alimentados por carros pipas. O colapso em Tabira foi provocado pelo fim do sistema Brotas, que secou.

Dilma no Sertão – A presidente Dilma marcou para o dia 15 de novembro a inauguração da etapa da Adutora do Pajeú ligando Serra Talhada a Afogados da Ingazeira. A garantia foi dada pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, ao entregar a etapa do sistema adutor de Calumbi." (Magno Martins, foto, no seu blog em 3.9.13)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 4-setembro-2013 / 5:09:04
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721