AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1071 a 1080 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Eduardo garante salvação para Barragem de Brotas
(Magno Martins, foto)

"Em entrevista exclusiva ao programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro [Magno Martins], o governador Eduardo Campos (PSB) afirmou estar ciente quanto à alarmante situação da Barragem de Brotas, reservatório situado no município de Afogados da Ingazeira e que, de acordo com o bispo do Sertão do Pajeú, Dom Egídio Bisol, está à beira de um colapso.

O governador garantiu que os serviços de limpeza da barragem serão providenciados assim que o Governo do Estado obtiver dados que assegurem a não-interrupção do abastecimento dos moradores da cidade e regiões circunvizinhas. Segundo ele, o serviço de assoreamento da Barragem de Brotas é uma medida estratégica para a recuperação do espaço, mas que só poderá ser colocado em prática quando outras alternativas hídricas - como poços perfurados e a Adutora do Pajeú - estiverem em pleno funcionamento.

'Ela [a Barragem de Brotas] tem que ser limpa. E vai ser. Mas nós não podemos fazer isso sem ter a certeza de que o abastecimento d'água não será interrompido', disse o governador.

Eduardo lembrou a importância do reservatório no momento em que anunciou o que chamou de 'segurança hídrica', um conjunto de medidas que, segundo ele, irão garantir - e perpetuar - o abastecimento de água não apenas para o município de Afogados da Ingazeira, mas para toda a região do Pajeú.

'Nós vamos fazer a limpeza da Barragem de Brotas porque precisamos garantir ali o seu apoio. Há um grande equívoco nessa questão, que é esquecer de uma fonte antiga quando chega um novo manancial. [...] A Barragem de Brotas e a Barragem do Rosário foram determinantes no enfrentamento da estiagem que assola a região nos últimos cinquenta anos. Uma vez que a limpeza tenha sido feita, Brotas vai se somar às barragens do Rosário e de Ingazeira, aos poços que estão sendo perfurados e à adutora, e assim vamos ter segurança hídrica para enfrentar as próximas estiagens.'"

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 27-julho-2013 / 14:19:59
A afogadense Anna Theresa Liberal está na University of Leicester, Inglaterra, fazendo pós-doutorado no Department of Genetics . Ela se especializou em Genética da Evolução pela UFPE e na Inglaterra foi desenvolver o projeto - Aspectos Genômicos associados à resistência ao 5-hidroximetilfurfural (HMF) em Saccharomycescerevisiae.
O laboratório é chefiado pelo Prof. Dr. Ed Louis e tem atualmente três pos-doc, um da Inglaterra e outro dos estados Unidos além da brasileira Anna Theresa. Além dos pos-doc existem alunos de vários países cursando o doutorado, alunos do Nepal, Arábia Saudita, Hong Kong, Polônia, Índia, etc.
Anna Theresa passará um ano nessa Universidade, mas garante que, mesmo após esses novos ensinamentos, pretende continuar estudando, pois a cada dia aparecem coisas novas e com isso se aprende mais. (do penoticias.blog.br)

____________________________
Parabéns, Anna Theresa, você é iluminada. Deus te abençoe! [Fernando Pires]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 27-julho-2013 / 11:18:57
Caro Fernando, fiquei feliz em saber da notícia. Com as previsões de que o sertão nordestino deve ficar mais seco nos próximos anos, alguém tem que fazer alguma coisa por essa barragem! Não sou profundo conhecedor do assunto, mas acho que os riachos que desaguam na barragem devem ter seus leitos preservados com plantações, para segurar um pouco da terra que vem com a água. Também poderão ser feitos "diques de contenção” para segurar as sujeiras quando chover. Com isso, depois que passar a chuva é fazer uma limpeza com máquinas nestes diques, e o replantio das áreas devastadas ajudaria bastante. Um grande abraço a todos. [Bento Vitorino Gomes (foto), de São Paulo, no Facebook]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 26-julho-2013 / 12:49:17
Caro Fernando, ao ler as postagens abaixo me ocorre o seguinte: Empenhar palavra, prometer, isso até eu faço e com muito mais veemência!
Quero ver é CUMPRIR!!!
Eu só acredito vendo!!!

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouradvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 26-julho-2013 / 12:15:48
Parabéns ao governador Eduardo Campos que – sensível ao apelo da sociedade sofrida e que abnegadamente vem suportando o grande sofrimento ocasionado pelas precárias condições do rio Pajeú – se compromete em adotar providências para que se execute o desassoreamento da barragem de brotas, em Afogados da Ingazeira.
Após a conclusão da palavra empenhada – o povo saberá retribuir ou criticar...

Carlos Fernandes Viana Alves <cviana07@gmail.com>
Brasília, DF Brasil - 26-julho-2013 / 11:27:24
Da mesma forma que enfatizei a minha decepção quanto ao fato do Governador Eduardo Campos não observar a situação da barragem de brotas, deixo aqui minha satisfação por saber que chamamos a atenção do então governador para o quão grande problema já estabelecido pelo assoreamento de brotas.
Com as minhas estimas para que se conclua o prometido, desde já, agradeço.

Gilmar Viana Alves <viana_gilmar@hotmail.com>
Brasilia, DF Brasil - 26-julho-2013 / 11:20:36
Palavra empenhada – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o governador Eduardo Campos assumiu o compromisso em executar o desassoreamento da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira. “Mas só podemos fazer qualquer intervenção no reservatório depois de garantir outra fonte de abastecimento para o município e isso se dará com poços emergenciais e em definitivo com a Adutora do Pajeú”, afirmou. (Magno Martins (foto) no blogdomagno.com.br)

_______________________

Magno, assumir compromisso não é realização. Afinal, há quase DOIS ANOS vimos apelando para uma solução da grave situação por que passa nossa barragem. Quero ver para crer nesse desassoreamento de BROTAS. Voltaremos a cobrar quando se esgotar o prazo! (Fernando Pires)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 26-julho-2013 / 9:18:32

SEMPRE BROTAS

Diante de tantas cobranças e apelos feitos, através deste mural, em favor da Barragem de Brotas, tive a curiosidade de tentar saber desde quando tais reclamações vêm acontecendo.

Confesso que fiquei cansada de ler tantos comentários nesta página, falando do mesmo assunto. Desde setembro de 2012 (onde parei de olhar), semanalmente, houve advertências no sentido de que as autoridades competentes voltassem um pouco as suas atenções para a situação em que encontra a Barragem de Brotas.

Como se vê, vai completar um ano de descaso e falta de respeito para com o povo da região do Pajeú. O que nem causa admiração, já que, neste país, as coisas sérias não são encaradas com seriedade. O próprio projeto para a construção desta mesma barragem, foi engavetado pelos políticos 'honestos' durante 60 anos. Outro exemplo bem claro é a Adutora do Pajeú, prometida para ser entregue no dia do aniversário da cidade. E aí, a promessa foi cumprida? Vale salientar que o valor do investimento foi de R$ 99.326,622,00. É o nosso dinheiro sumindo pelo ralo, ou melhor, para o bolso de alguém.

Lembro-me que, próximo do final do ano, em debate na Rádio Pajeú, a gerente regional da Compesa dizia que a barragem estava na iminência de entrar em colapso total, mas nada foi feito. Falava-se também de bombas instaladas, sugando água, dia e noite para chácaras, piscinas e plantios diversos, mas tudo continuou do mesmo jeito.

Hélio Noronha falando sobre o desassoreamento da barragem, questionava: "Nesses 40 anos de Barragem de Brotas o que foi feito para a sua proteção e recuperação?" Continua ele. "Enquanto a população não tomar a frente...com movimentação de gente,...político nenhum vai fazer nada." E eu fico pensando, como nós somos acomodados, para algumas coisas. Quando o povo quis protestar contra o Ministério Publico, apareceram carros, motos, carroças de burro, adultos e crianças, foi gente até da zona rural. Agora, para reivindicar dos políticos um direito que temos, ninguém se movimenta.Não precisa nem questionar por que isso acontece.

Neste espaço democrático, onde a gente tem vez e voz, podemos ver quantas pessoas já se pronunciaram, gritaram, pediram e denunciaram o caos em que se encontra a nossa barragem e nada foi feito até agora. Até quando vamos esperar?
Com certeza, tem alguém zombando da cara da gente.
Danizete, leio tudo o que você escreve, você não é 'chato'; é perseverante. Parabéns pela sua autenticidade.

Elvira de Siqueira <elviradesiqueira@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-julho-2013 / 23:14:02

Salve Brotas!

Conterrâneos e amigos da cidade de Afogados da Ingazeira do vale do Pajeú: Acordem!!! O problema é grave e exige solução imediata. O custo da postergação e do “jogo de empurra” está muito alto e custando vidas humanas, animais e a própria natureza.
Apesar do nosso hino nacional em uma de suas estrofes afirmar - “deitado eternamente em berço esplêndido”, cabe ressaltar: não podemos viver se estamos morrendo de sede. Não merecemos tanta humilhação, o descaso já ultrapassou a todos os limites possíveis.
Dormir em berço esplêndido não temos direito, não o fazemos. Dormimos pouco e acordamos cedo para o trabalho. E para trabalhar e viver é preciso lutar em busca do líquido precioso chamado água, que é a fonte primária da vida.
Nas eleições, os nossos candidatos a mandatários se omitem das suas responsabilidades futuras, utilizando de projetos ilusórios em suas campanhas para ludibriar a população, omitindo e mentindo acerca das nossas reais necessidades.
Temos que mobilizar a nossa sociedade o mais rápido possível e promover um abaixo-assinado para uma Intervenção no nosso município, alertando à população sobre o colapso eminente exposto em nossa região.
Chega de promessas vazias ou quase nada, quem nega à população o direito inalienável a esse precioso líquido não possui sensibilidade humana.
Solicitamos uma solução definitivamente para o grave problema de abastecimento de água em nosso município. Vamos dar um basta aos descasos que estamos sujeitos no dia a dia.
Atenciosamente,
Adm. Carlos Fernandes Viana Alves

Carlos Fernandes Viana Alves <cviana07@gmail.com>
Brasília, DF Brasil - 25-julho-2013 / 15:03:57
Não tenho dúvida que já passou da hora de uma reação das pessoas prejudicadas por tanta omissão. A culpa não é somente da falta de chuva é TAMBÉM da exploração da COMPESA, do desperdício e da falta de limpeza.
É preciso exigir ação imediata dos gestores, omissão do lado de lá é mais que suficiente.

Ademar Rafael Ferreira <aherasa@ig.com.br>
Marabá, PA Brasil - 24-julho-2013 / 23:54:18
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721