AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1081 a 1090 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

O Caos em Brotas

Passando por esse Mural, como sempre o faço em minhas rotinas diárias, não consigo me calar diante de tantos absurdos como os que são praticados em relação a Brotas e pouco me importando se vão me chamar de chato, intransigente ou coisa parecida, o meu ceticismo sobre essa questão continua tão vivo como dantes.
Essa conversa do secretário estadual de Recursos Hídricos, José Almir Cirilo, publicada no Blog do meu amigo Magno Martins é muito parecida com a promessa do Ministro Fernando Bezerra Coelho que entregaria a Adutora no dia do aniversário da cidade (1º de julho). Eu só acredito nessas conclusões em tempo hábil se a FIFA tomar a frente, o que não é o caso.
Na minha modesta avaliação acho que não se concebe tanto descaso para com o nosso reservatório, pois estamos falando de nada mais nada menos que 26 milhões de metros cúbicos de tão precioso líquido, que atende não só ao consumo da nossa população mas, também, o de cidades circunvizinhas. Dessa forma o problema passa a ser, por extensão, do interesse de toda a Região do Pajeú. O que falta é a devida coragem para abraçarmos a causa e resolvermos de uma vez por todas uma situação vergonhosa que se alastra por dias, meses e anos. Será tão difícil entender a gravidade do problema? Estamos falando de água. Água para se beber, cozinhar, matar a sede dos nossos animais, ajudar no cultivo da terra, fomentar indústrias. Água, uma fonte de vida.

Quantas vezes aqui nesse mesmo espaço, nos jornais de circulação diária (Commércio e Diário de Pernambuco), nos Blogs locais e regionais vimos os clamores da população. As nossas emissoras de rádio não deixaram por menos e nada foi feito. Isso desde as estiagens de 2012 quando começaram a surgir os primeiros sinais de alerta: Brotas está se ultimando, Brotas está na UTI e ficamos assistindo tudo de camarote.
Culpamos a COMPESA que passa a bola para o estado; o estado, por sua vez, joga a responsabilidade para o município; o município diz que nada pode fazer e nesse jogo de empurra-empurra a população fica entregue à própria sorte.

Mas, aqui cabem algumas perguntas: O que é que esses políticos fazem toda semana passando pelo Pajeú? Vamos aos nomes: Gonzaga Patriota, Waldemar Borges, Ângelo Ferreira, Fernando Filho e outros que vocês conhecem melhor que eu. E o Governador do Estado quantas vezes já esteve no Pajeú de janeiro para cá? E o Secretário de Integração Nacional, Sr. Fernando Bezerra Coelho? E a presidente Dilma Rousseff?
Continuando: E os nossos políticos daí o que conversam com eles? Tá tudo em ordem? Não estamos precisando de nada? Ou será a falta de prestígio nossa para com eles? Ou será por que eles nada nos devem?

São questionamentos que a sociedade precisa fazer e colher respostas dos responsáveis. É bom que se registre que Afogados da Ingazeira além de ser uma cidade pólo tem a representação da AMUPE que é uma força no estado, temos uma Diocese muito forte, temos as nossas entidades de classe que se fazem representar por pessoas idôneas, temos a força da Igreja, das bases Sindicais e, por último, temos a sociedade civil organizada que deve ser a maior força entre todas.
Em suma, temos tudo. O que nos falta é vergonha e coragem para encararmos o problema de frente e resolvê-lo com a brevidade que a situação requer. Lembrem-se que o problema não é dos governantes, o problema é de toda a sociedade. Se nada for feito iremos cortar na própria carne e como o tempo urge, não podemos mais esperar. O tempo de espera já foi mais que suficiente.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 24-julho-2013 / 20:37:42
Fernando,
Escrevi essa matéria em março/2013 e a danada tá mais atualizada do que nunca. Acho que vale a pena colocar no mural deixando claro que ela foi escrita há 4 meses, ou seja, não foi por falta de alerta que chegamos a esta situação. Todos já esperavam.

Brotas agoniza

Sobre a situação em que se encontra a nossa barragem torcemos muito para que esse quadro se reverta e que ela saia da UTI. Que Deus tenha pena de nós e abra as torneiras lá em cima nos livrando de um colapso.
Não consigo imaginar o que seria de nossa população conviver sem o precioso líquido que irresponsavelmente não soubemos preservar e, caso as previsões se confirmem, tenho uma sugestão a fazer:
Quando da sua inauguração, Brotas recebeu uma placa enorme que fazia alusão à construção da obra e ali constavam nomes de várias pessoas que direta ou indiretamente se envolveram no empreendimento. Lembro-me que o governador era Moura Cavalcanti e a barragem chegou até a receber a bênção do grande Frei Damião. O curioso é que numa hora dessas todos querem ser o “pai da criança”. Agora que a situação é bem diferente e os recursos são parcos, se faria uma faixa grande (do tamanho da parede), com um material duradouro e bem confeccionada, onde constaria, além dos nomes dos responsáveis diretos, os dizeres mais ou menos assim:

“Nunca antes na história deste município alguém conseguiu levar Brotas ao fundo do poço. Mas, graças à nossa incompetência, descaso com o patrimônio público e desrespeito para com a nossa querida Afogados e todo o Pajeú, o nosso objetivo foi alcançado”.
Afogados da Ingazeira-PE., 13 de março de 2013. / Danizete Siqueira de Lima

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.comi>
Recife, PE Brasil - 24-julho-2013 / 12:31:12

Salve Brotas, governador!
(do blogdomagno.com.br)

“O governador Eduardo Campos (PSB) tem que agir urgentemente, com medidas eficazes e em curto prazo, para evitar que a barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, venha a secar, conforme advertiu o bispo do Pajeú, Dom Egídio Bisol.

Construída no Governo Eraldo Gueiros no final dos anos 70, o reservatório é um dos mais importantes do Sertão, tendo capacidade para armazenar 26 milhões de metros cúbicos.

A saída seria o desassoreamento da barragem, através de dragagens com retroescavadeiras, mas esta solução, do ponto de vista técnico, só pode ser feito se o reservatório secar completamente, e não na situação em que se encontra hoje, conforme esclareceu, ontem, no Frente a Frente, o secretário de Recursos Hídricos, José Almir Cirilo.

Se o secretário está certo, qual a solução emergencial para salvar Brotas? Cirilo prefere aguardar o verão chegar e até lá garante que medidas estão sendo tomadas para evitar o colapso de abastecimento de Afogados, como o aumento do fornecimento de água retirada em poços. A solução definitiva, entretanto, só virá com a Adutora do Pajeú, programada para setembro se as obras andarem na velocidade atual. Tudo bem! Mas o problema estrutural da barragem? O Governo tem que recuperar o açude de uma forma ou de outra.

Do contrário, a barragem vai para o beleléu e quem vai pagar um preço no futuro pela sua morte será o Governo do Estado, que nunca fez nada para tirar o manancial do estado de abandono em que se encontra.” (Magno Martins)

__________________________
De Fernando Pires: Salve Brotas, governador! “... do ponto de vista técnico, só pode ser feito se o reservatório secar completamente”, disse o secretário de Recursos Hídricos. Claro que sempre ficará a "lama". Certamente a limpeza na barragem só “será realizada” se houver uma catástrofe na região. É evidente que o governo está saindo pela tangente com a justificativa de que poços resolverão o caos naquela região do Pajeú.
__________________________

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 24-julho-2013 / 9:11:35

O "blogdomagno.com.br" inicia campanha para salvar Barragem de Brotas

"Este blog lança nesta terça-feira (23) uma campanha para sensibilizar o Governo do Estado e a União a promoverem o desassoreamento da Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife, reservatório com capacidade para armazenar 26 milhões de metros cúbicos de água, mas que está ameaçado de secar, literalmente.

Em entrevista, ontem, ao programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e retransmitido para 37 emissoras do Nordeste, o bispo Egídio Bisol, da Diocese do Pajeú, com sede em Afogados da Ingazeira, fez o alerta. Segundo ele, a barragem não suporta mais os efeitos do profundo assoreamento e deve secar no próximo mês. Se isso ocorrer, milhares de pessoas ficarão sem água.
O reservatório de Brotas abastece não apenas Afogados da Ingazeira, maior cidade da região, com 40 mil habitantes, mas uma dezena de municípios próximos. No pico da seca, o reservatório serviu de fonte alimentadora de municípios até da Paraíba, retirando água através de carros pipas.

O assoreamento é a diminuição da profundidade do reservatório, provocando a capacidade de armazenagem de água. O problema é resultado de todos os tipos de substâncias domésticas, industriais e da construção civil jogadas no leito da barragem. Por ser um lago, a velocidade da água diminui e os sedimentos se acumulam no fundo.

A primeira iniciativa para fazer o desassoreamento é a dragagem, através de uma retroescavadeira. Mas nem isso a Compesa sinaliza que fará. A estatal é responsável pela gestão e manutenção da barragem, um dos maiores mananciais da região.

Nesta campanha, o blog faz, de imediato, um apelo ao governador Eduardo Campos (PSB), para que inicie urgentemente a limpeza da barragem, enquanto o pior não aconteça, que é o fim do fornecimento de água para a região por causa do baixo nível de represamento de água em Brotas." (Magno Martins)

__________________________________

Secretário diz que está atento ao drama da Barragem de Brotas
(do blogdomagno.com)

Em entrevista exclusiva ao programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro, o secretário estadual de Recursos Hídricos, José Almir Cirilo, afirmou, nesta terça-feira (23), ter conhecimento sobre a alarmante situação da Barragem de Brotas, localizada no município sertanejo de Afogados da Ingazeira.

De acordo com o secretário, existe a preocupação de encontrarem-se meios de abastecer o município, considerado o maior do Sertão do Pajeú. Cirilo citou, por exemplo, um projeto – batizado de Adutora Zé Dantas – que consiste na abertura de diversos poços artesianos que, segundo ele, continuará a ser tocado independente da chegada da Adutora do Pajeú à região. O representante do Governo do Estado disse estar ciente dos atrasos que algumas obras têm sofrido, mas lembrou que imprevistos acontecem, principalmente quando se trata de grandes projetos. O secretário garantiu que a Compesa está “correndo contra o tempo para concluir esse aumento de produção dos reservatórios que hoje complementam a Barragem de Brotas, que nós sabemos que está em colapso”. Questionado sobre o desassoreamento da barragem, Cirilo afirmou que a melhor época para por a técnica em prática é quando o reservatório seca, o que, em sua opinião, torna o procedimento complicado. Apesar de concordar com a importância de tal medida, ele lembrou que se trata de algo paliativo e que esta não é saída para resolver o problema de abastecimento da cidade. Por fim, o secretário disse que o Governo de Pernambuco acredita que os problemas de ordem hídrica de Afogados da Ingazeira serão resolvidos quando a Adutora do Pajeú passar a atender ao município. José Almir Cirilo afirmou que a previsão é que, até setembro, a população afogadense seja beneficiada com o sistema e ressaltou que tem cobrado do DNOCS agilidade quanto às questões técnicas para que esse prazo possa ser cumprido. (Magno Martins)

________________________
Sidnei Pires: O secretário disse blá blá blá. Repetição daquilo que já disse o governador, Eduardo. E do que estamos fartos de saber: não é prioridade deles.
________________________
Fernando Pires: Não basta "ter conhecimento sobre a alarmante situação da Barragem de Brotas". "A melhor época é quando o reservatório seca" (?). No frigir dos ovos, esse governo nada fará em prol de Brotas, reservatório inaugurado em 1975 - há 38 anos - e que nunca foi desassoreado.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 23-julho-2013 / 19:23:37
Somente hoje, 21.7.2013, fico sabendo do falecimento de Dona Nita. Debaixo das telhas de sua residência passei a primeira noite em Afogados, quando aí cheguei na tarde de 31.3.1978.
Devo-lhe a boa acolhida e o sentimento de família que recebi naqueles primeiros dias. Aos familiares de Dona Nita a minha solidariedade e o meu fraterno abraço.

Hélio Noronha <helionoronha@terra.com.br>
Brasília, DF Brasil - 21-julho-2013 / 19:35:10
Aos familiares do meu amigo Fernando os meus sentimentos. Quando cheguei em Afogados Fernando foi uma das primeiras pessoas que suportou ouvir o papo desse mineiro que se apaixonou pelo Sertão do Pajeú.
Bom descanso, Fernandão.

Hélio Noronha <helionoronha@terra.com.br>
Brasília, DF Brasil - 21-julho-2013 / 19:19:19
Aos familiares do nosso amigo Fernando do Pilão, em particular Maria José e Filhos, nossos votos de pesar pela sua partida. Que vocês encontrem força para superar essa dor.
Danizete, Betânia e filhos.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 21-julho-2013 / 11:59:05
A todos os familiares, particularmente à minha querida amiga Gina, digo do meu pesar pelo falecimento do amigo "Fernando do Pilão" (in memoriam).

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 21-julho-2013 / 8:10:52

Paulo Fernandes Marinho
* 23.06.1940
† 20.07.2013

Informamos aos familiares e amigos o falecimento de Fernando de Miguel Jacob (Fernando do Pilão), de infarto fulminante, aos 73 anos de idade, ocorrido às 21h40h desde sábado 20, em sua residência, em Afogados da Ingazeira.
A viúva, Maria José, informa que o sepultamento será realizado no cemitério São Judas Tadeu, neste domingo, às 17h.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 21-julho-2013 / 0:28:44

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 20-julho-2013 / 10:22:22
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721