AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1221 a 1230 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]



Poucos minutos depois do meio-dia (entre 12h e 12h10) desta quinta-feira 18, um carro da Celpe e uma moto guiada por dona Ilma Valéria que tinha ido buscar sua filha Maria Eduarda na Escola, colidiram entre a Rodoviária e o novo Fórum na Rua Pe. Luiz de Góes, aqui em Afogados da Ingazeira.
A garotinha, socorrida até a Casa de Saúde Dr. José Evóide de Moura, com fratura na mandíbula, foi atendida e logo em seguida encaminhada para Arcoverde.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 18-abril-2013 / 13:17:57

José Dilton Marcolino de Carvalho
*
† 16.04.2013

Faleceu nesta manhã, vítima de infarto, na casa de saúde Dr. José Evóide de Moura, Afogados da Ingazeira, aos 52 anos, o tabirense dr. Dilton Carvalho.
Ele, presidente da subsecção da OAB local, atuava como Defensor Público nesta cidade.
Aos familiares, nossas sinceras condolências.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 16-abril-2013 / 7:45:51

O sertanejo sitiado pela seca é antes de tudo um frágil dependente das vigarices forjadas por espertalhões federais
/ Blog Augusto Nunes – Direto ao Ponto - veja.abril.com.br /

A seca no Nordeste é a maior dos últimos 50 anos e não tem prazo para terminar. Além da chuva e do caminhão-pipa, incontáveis brasileiros esperam sentados pelas águas do São Francisco que Lula prometeu para 2006, 2008 e 2010, mas continuam onde sempre estiveram. “Esta é uma das maiores obras já feitas no mundo que beneficiará 12 milhões de pessoas, o que significa vida e que nossos filhos não serão vítimas de doenças”, desandou Dilma Rousseff há quatro anos, numa das escalas da expedição de ministros liderada pelo chefe supremo (veja o post no Vale Reprise). Ainda no comando da Casa Civil, o neurônio solitário naufragou de vez no fecho do falatório: “O setor está virando mar e desta vez o sertão vai virar mar”. [Continue a leitura...]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 14-abril-2013 / 10:25:54

A prática da mentira

Durante a Segunda Guerra Mundial um ministro do sanguinário Hitler tentava justificar o desumano trato com os judeus afirmando que “é mais fácil as pessoas acreditarem numa grande mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez”. Tática covarde e desonesta que observamos crescer, assustadoramente, no meio político brasileiro.

Lula, quando Presidente da República e já em plena campanha para eleger sua candidata, assegurou que com o Pré-sal os problemas dos derivados do petróleo no Brasil estariam resolvidos. Passados mais de seis anos e o Brasil continua importando (...) [Continue a leitura...]

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-abril-2013 / 8:57:59

Não é doença de Parkinson (*)

Comemora-se, no dia 11 de abril, o Dia do Parkinsoniano, criado pela Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Isaltino Nascimento, com o objetivo de alertar a sociedade e convocá-la para as imprescindíveis ações de cuidados e respeito aos portadores de tão grave e progressiva moléstia a afetar, sobremodo, os que ultrapassam o cinquentenário.

A Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE )(asp-pe@hotmail.com), fundada há 10 anos, é hoje presidida pela Sra. Teresinha Veloso, junto a um grupo de voluntários e de abnegados professores de nossas universidades. Ela oferece, gratuitamente, terapias complementares aos pacientes além de distribuir os medicamentos de alto valor patrocinados pela Secretaria de Saúde estadual.

Doença neurológica, a síndrome de Parkinson é de curso vagaroso e ascendente, mas que, em oposição a outras enfermidades do mesmo caráter, não afeta a capacidade intelectual e não é contagiosa. Seu tratamento dá-se por medicamentos muito caros, mas oferecidos pelo poder público, por cirurgias, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia todas, infelizmente, agindo sobre os sintomas, entre os quais merecem destaque:
I) tremores inicialmente unilaterais, geralmente nos membros superiores, e que alcançam a bilateraridade ao final do processo;
II) rigidez muscular das articulações produzindo distúrbios de marcha e equilíbrio;
III) alterações da fala, da escrita e da deglutição entre outras;
IV) distúrbios não motores tais a depressão, a insônia, dermatites.

É imperioso ressaltar que a precocidade do diagnóstico do mal de Parkinson produz melhores chances de retardar seu progresso no organismo afetado e, da mesma forma, deve-se saber que outras enfermidades apresentam alguns dos sintomas da doença de Parkinson como o hipertireoidismo, a pseudo esclerose cerebral, as síndromes das pernas balançantes e neurológica, a neuroacantocitose, entre algumas mais.

Face ao exposto, torna-se relevante a compreensão do imprescindível apoio da sociedade não somente para o registro das informações aqui sucintamente apresentadas mas, sobretudo, para a promoção das ações de solidariedade e das iniciativas de estímulo para o resgate da autoestima dos que, padecentes do Mal de Parkinson, possam ter uma sobrevida digna alicerçada na coragem, na fé, na resignação e na esperança de que o avanço da ciência possa, rapidamente, vencer tão insidioso mal.

(*)Hélio Sena - Médico e vice-presidente da ASP-PE / sena.helio@globo.com
Publicado no Diário de Pernambuco 11.04.13 – Opinião.

_______________________________

Em AFOGADOS DA INGAZEIRA, O IDOSO que carrega em si os males da idade – inclusive o de PARKINSON, como é o caso da minha mãe (foto) com quase 87 anos de idade, e de tantos outros – NÃO É RESPEITADO.

O poder público, em AFOGADOS DA INGAZEIRA, simplesmente ignora, massacra e o espezinha, quando faz vista grossa para o ruído que se instalou na Av. Rio Branco e outros logradouros com a abertura de bares que "varam a noite" com movimento intenso. Além de não ter dado ainda uma solução para os eventos ARERÊ e CARNAVAL acompanhados desses famigerados Trios Elétricos que são um verdadeiro tormento para os idosos, principalmente, e às famílias que não desejam participar, e sofrem essa agressão canina, bestial.
Para essa insensibilidade, a resposta virá de alguma forma.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-abril-2013 / 13:14:58

Quitéria Medeiros Neves Bezerra
* janeiro de 1930
† 09.04.2013

Faleceu nesta manhã - às 7h -, aos 83 anos de idade, em seu apartamento no Recife, dona Quiterinha, viúva do dr. Dagmar Bezerra.
Ela veio à capital para se submeter a um cateterismo, que foi realizado.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 9-abril-2013 / 9:56:30

LAR DO IDOSO
A CAMINHADA VENCENDO OBSTÁCULOS
Há poucos dias, numa entrevista à Rádio Pajeú, o apresentador Aldo Vidal indagou-me se ainda tinha ânimo para prosseguir na luta e se tanto esforço compensava. Antes de responder a ele, eu já tinha a resposta para mim mesmo. Primeiro o ânimo continua como naquele, já distante 8 de setembro de 2011, quando tivemos a primeira reunião. O grupo foi formado; planos traçados e, caímos em campo... vamos à luta!
É verdade que alguns afastaram-se, outros participam com menos intensidade, mas nós... nós continuamos, pois temos como bússola, um pensamento iluminado de alguém que teve, com certeza, um sopro divino: “O otimista poderá até errar, mas o pessimista já começa errado”. E nós, continuamos acertando, pois não estamos sozinhos... os homens e as mulheres de boa vontade nunca nos abandonam.
Quando menos esperamos pela providência do Grande Arquiteto do Universo mais uma dificuldade é superada. Somando-se a tudo isso, temos pessoas como a afogadense que se encontra distante fisicamente, porém, muito presente com o coração, como a Dra. Eugênia Jizetti, que nos socorreu na hora exata. Essa afogadense, lembrada pela amiga Ivonete Magalhães, foi menina e desfrutou das tardes bucólicas de nossa Afogados, correndo pelas calçadas da Rua Barão de Lucena, sentindo o cheiro - naquele tempo podia-se sentir o cheiro - da areia molhada do Rio Pajeú. Filha do saudoso Pedro Bezerra, hoje advogada bem sucedida, residindo no Rio de Janeiro, mas que não esquece a terrinha... e outros estão tão presentes que a distância geográfica fica aniquilada pela força que eles nos transmitem a exemplo de Zezé Moura que chega com tanta intensidade com sua energia e palavras de alento, que nem conseguimos imaginar que esse irmão está lá longe, na terra do Tio Sam.

Essa é a recompensa que não tem preço... Esse é o calor que anima nosso âmago e dissipa as agruras que passamos; fazem esquecer as dificuldades e nos impulsiona para mais uma etapa. Nesta semana que se findou, deixamos quase concluída uma cisterna para captação de água das chuvas com capacidade para, aproximadamente, 30 mil litros d’água. Está faltando concluir a laje de cobertura e a cisterna ficará pronta, prontinha para receber o líquido abençoado que Deus haverá de prover.

Ao mesmo tempo estamos prosseguindo com a construção de radier na parte frontal, enquanto esperamos a provisão de caixa para empreitarmos mais uma etapa da laje. E aqui ficamos esperando que outros afogadenses, a exemplo da amiga Dra. Eugênia e Zezé Moura, se façam presentes e ajudem-nos a prosseguir na caminhada. O fardo é pesado, mas com o esforço de todos, chegaremos lá. É só você também querer.

A sua contribuição nesse momento é muito importante. Estamos esperando e confiantes que ela virá.

Relembrando os dados da Conta-poupança da ASAVAP na Caixa Econômica Federal: Agência 1433 / Operação 013 / Conta: 12345-4.

Luciano Bezerra <lucianocamposbezerra@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 7-abril-2013 / 23:16:59

O prédio da ASAVAP

A fotografia recente que o Fernando nos presenteia nesta página apresenta o estágio atual da construção do prédio da ASAVAP que está se desenvolvendo a passos largos graças à generosidade das pessoas de boa vontade da comunidade afogadense. É fantástico o que podemos realizar quando nos unimos com um propósito solidário de ajudar e servir aos que necessitam. Homens e mulheres unidos para realizar o sonho de construir este prédio é algo que nos deixa eufóricos.
Um ano antes tínhamos apenas o terreno. Hoje, com a participação entusiástica dos que acreditaram neste empreendimento estamos numa fase avançada da construção que nos dá vontade de gritar de alegria pelo sucesso alcançado.

Observando aquela foto vi as paredes erguidas os compartimentos definidos e a área interna que nos sugere repouso, comecei então a sonhar. Vi uma árvore frondosa onde os pássaros vêm se abrigar, vi também um banco em volta do seu tronco onde poderemos nos sentar em relaxamento; vi, também, uma fonte de água onde os pássaros vêm se banhar e matar a sede, vi também um jardim com flores em abundância em torno de um Mandacaru e pensei isto poderá ser um paraíso terrestre sem pretensões, nos mantendo em contato harmonioso com a criação divina que nos propicia alegria saudável, livre e rejuvenescente ao nosso espirito.

Pode-se pensar que é apenas um sonho, no entanto ele é bem real se assim o desejarmos. Vamos acordar os adormecidos e motivar os incrédulos e os acomodados. Vamos convidá-los a ser parte da solução e juntos agradecermos ao Senhor nosso Deus, louvando e bendizendo Seu nome pelas bênçãos concedidas.
Continuemos esta marcha e seremos vitoriosos.
Louvado seja o nome do Senhor!
Até a próxima. (Zezé de Moura)

________________________________

É inegável o quanto esse sertanejo, afogadense, que reside tão distante está tão próximo das suas raízes. Obrigado Zezé por estar sempre presente – mesmo distante – contribuindo com generosas remessas para o erguimento do Lar do Idoso da nossa Afogados da Ingazeira.

A quem reside no exterior, sugiro entrar em contato com familiares, e através deles participar desse mutirão de solidariedade. Envie o que for possível (10, 20, 50 ou mais reais), pois a sua generosidade fará a diferença. (Fernando Pires)

Aqui no Brasil, existe uma conta-poupança aberta para receber sua contribuição:

Caixa Econômica Federal:
Agência 1433 / Operação 013 / Conta: 12345-4.
Contato ASAVAP - 87.3838.1975

________________________________

Zeze de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, CA EUA - 7-abril-2013 / 9:25:23

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 5-abril-2013 / 21:06:01
Olá gente, gostaria de saber, como faço pra chegar a Afogados da Ingazeira? Indo pela Paraíba sei até Sumé porque saio daqui de Santa Cruz aí passo em Jataúba, Congo, Sumé, e depois qual é o percurso? Se alguém souber, por favor me ajude!

_________________________________

Jota, você vem de Sumé pra Monteiro pela rodovia 412; aí segue para Sertânia-PE. A partir de Sertânia percorre 10km na PE-280, entra à direita na PE-275. Após 10km passa por Albuquerque-Né. Quatro quilômetros depois, entra à esquerda no Marco Zero da PE-292. 40km depois, passando por Irajaí e Iguaracy, chega-se a Afogados da Ingazeira. Boa viagem! (Fernando Pires)

Jota.C <jcplanetaamor@gmail.com>
Santa Cruz do Capibaribe, PE Brasil - 5-abril-2013 / 10:32:38
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721