AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1491 a 1500 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 13-novembro-2012 / 10:29:46

Pajeú em Risco de Colapso de Água e de Serviços Públicos

O que se vê no período pós-eleições são dois debates sérios:
1º - O que fazer com a falta de Água para consumo humano e
2º - Como gerir os municípios com a diminuição dos recursos do FPM.

Parece que estes problemas, "a Seca e queda do FPM" aconteceram depois das eleições e que o grande culpado é o Governo Federal. Então eu lhes pergunto: o que estão fazendo os governos Municipais? Será que o IPI derrubou os repasses do FPM depois das eleições? Por que não se apertou o cinto antes das eleições? E a Seca, começou agora? Cadê o Milho que o Governo Federal já mandou?

E agora, quem não fez o dever de casa não assume as suas responsabilidades pelos problemas, joga tudo na conta do Governo Federal, já criando um Mote para a próxima eleição Presidencial, deixando a população a mercê da falta de ação deles próprios, será que tudo é culpa de Dilma?
Será que os poucos recursos que chegam do governo Federal não estão sendo mal aplicados? Será que não houve abusos de contratações eleitoreiras? Será que neste resto de mandato nós vamos ter que rezar para não adoecer, pois já existe médico pedindo exoneração do PSF, a exemplo de Dr. Edmilson, pois não existe dinheiro para pagar pelos seus serviços?
E a comunidade do bairro São Francisco atendida pelo Médico como fica? Por que que durante a eleição até a Casa de Saúde virou "pública" e depois da eleição Postos de Saúde não tem médicos para atender? Porque que este caos nos serviços públicos só estão acontecendo agora depois da eleição?
Graças a Deus o Governo Dilma vem tocando obras que vão evitar que nós morramos de sede, como a Transposição do São Francisco e a Adutora do Pajeú, estas obras vão demorar um pouco (?) para serem concluídas, mas serão realizadas e resolverão problemas de desabastecimentos de Água que há séculos deixam nosso povo a mercê dos políticos que vivem da "Indústria da Seca".

Vamos pedir a Deus “chuva e saúde” e ao governo Dilma que continue suas obras e ações, que o ex-presidente Lula começou e que de uma vez por todas vão revolucionar o Sertão Nordestino.

Jair Almeida <jairdasbaterias@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 13-novembro-2012 / 10:19:22

Barragem de Brotas...
Estado de Alerta!


A situação em que se encontra a Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, na minha visão crítica/construtiva, é o resultado da OMISSÃO dos Poderes Públicos. Os gestores que se sucederam em Afogados da Ingazeira não tiveram/não têm visão de futuro.

Nossas denúncias a esse respeito são antigas, mas eles (os gestores) só pensam no hoje, no que melhor lhes aprouver, que seja visível, para não contrariar o chefe (governador do estado) com ”coisas pequenas" (na visão mesquinha).
Agora nosso povo está começando a viver dias amargos e, se não chover logo, possivelmente viverá momentos mais críticos.

O cidadão João Olegário certamente está rememorando uma fase da sua vida quando - conta ele - os irmãos tiveram que ir para outras terras nos anos 1930 em busca de trabalho para sobreviver, e ele, ainda criança, também acompanhou seus familiares.
Situação idêntica viveram os familiares do Cel. Paulino Raphael nos anos 1845 quando toda a família emigrou para o estado das Alagoas, fugindo da seca “braba” que assolou nossa região.

Brotas está nessa situação, certamente porque não cuidaram dela como deveria. Há 37 anos essa barragem só faz servir, mas... o que fizeram para que ela se mantivesse cheinha ou, pelos menos, não tão assoreada/aterrada? N A D A !

Lembro-me da sua inauguração e sou testemunha de que a válvula lá existente para descarregar os detritos do fundo logo apresentou defeito e somente neste ano de 2012 - depois de mais de 30 anos inativa (só fazia vazar água) - é que realizaram o devido conserto.
Já era tarde para evitar o estado em que se encontra o reservatório do sério grau de aterramento.

Quem está com sede busca água onde ela estiver... Claro! - É o que ocorre com cidades circunvizinhas que estão indo com sede ao pote. Os níveis da barragem tendem a baixar acentuadamente, pois, além de servir Afogados da Ingazeira e Tabira, inúmeros carros-pipa estão sugando nas tetas de Brotas, pois também sofrem com a falta de políticas efetivas sobre reservatórios e adutoras.
A “do Pajeú” vem se movimentando a passos de tartaruga. E, pior... os serviços só terão continuidade no final deste ano. É a conversa que se ouve. Promessas!

Pergunto: “Alguém” está se movimentando para que no momento oportuno se salve a barragem desse estado, ou vamos aguardar para que ela sirva de espaço para um grande estádio de futebol?

Rogo ao Pai Eterno que mande chuva para que nossa gente não tenha que emigrar como fizeram muitos afogadenses e pajeuzeiros no passado, e não permita que nosso povo continue a sofrer mais pelo descaso de políticos que não enxergam um palmo além do nariz!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-novembro-2012 / 12:44:17
Meus amigos Célio, Paula e demais familiares, Glauco será sempre lembrado por todos nós.

EDSON SIQUEIRA <edsoncsiqueira@hotmail.com>
Caruaru, PE Brasil - 11-novembro-2012 / 10:00:20
À toda família Padilha, apresentamos o nosso voto de pesar.

EDSON SIQUEIRA <edsoncsiqueira@hotmail.com>
Caruaru, PE Brasil - 11-novembro-2012 / 9:58:11

Glauco Vinícius Pires Pereira
*25.01.1971
†10.11.1985

Se estivesse vivo, o primo Glauco - filho de Celio Pereira/Paula Pires - estaria com 41 anos de idade.
Ele faleceu há 27 anos, num domingo - 10 de novembro de 1985 -, em Olinda, aos 14 anos, atropelado por um taxista quando estava indo para a praia com amigos.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-novembro-2012 / 12:17:21

Josezito Moura do Amaral Padilha
*
† 09.11.2012

Faleceu nos últimos minutos desta sexta-feira 9, no Recife, aos 84 anos, o afogadense e ex-deputado estadual Josezito Padilha em decorrência de insuficiência respiratória.
O velório será realizado na capela do Hospital Esperança e o sepultamento previsto para as 17h, no Cemitério Morada da Paz em Paulista a 15 km do Recife.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-novembro-2012 / 9:19:40

Barragem de Brotas / Assoreamento...
Descaso!


A Barragem de Brotas está visivelmente assoreada.
Alguém (?) já está se movimentando (atitude difícil) para resolver essa questão?

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-novembro-2012 / 9:58:10

Quixaba -

Parabéns aos educadores e alunos da cidade de Quixaba-PE. Estes prêmios não são por acaso. Derivam de um projeto acima do projeto nacional A Crônica a seguir, publicada em agosto-12 no blogdosertão sobre outra premiação apresenta uma versão sobre este sucesso. "Quixaba novamente".

Tem sido uma constante a presença do nome da cidade de Quixaba, Estado de Pernambuco, em todas as relações que apresentam destaques positivos na educação básica. O que causa esse elogiável desempenho. Será que é proximidade com a belíssima formação rochosa do Lajedo Bonito, será uma contaminação da inteligência Zé Dantas? Com certeza não.
Sob as bênçãos do padroeiro da vizinha Tavares – PB, a Escola Municipal São Miguel destaca-se com a nota 7,8 quando medido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao período do primeiro ao quarto ano. Nesta escola há ensino em lugar da embromação bancada pelos governos.

Porque isto não é visto em outros ambientes? A resposta é que o problema principal deriva do fato de que a grande maioria de nossas escolas não forma nem ensina. Seguem uma cartilha nefasta promovida por serviçais do setor gráfico e outros setores com altos interesses econômicos que operam na área da educação e disfarçados de ministros, secretários e funcionários dos órgãos oficiais fazem tudo para deformar o ensino em todos os quesitos.

Na sala de aula de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Cristovam Buarque os alunos Jorge Bornhausen, Carlos Chiarelli, Eraldo Tinoco, Paulo Renato, Tarso Genro, Fernando Haddad e Mercadante seriam reprovados. No mundo dos negócios da educação são tratados por doutores.
Compare um livro atual com um livro de Theobaldo Miranda ou com um dos livros Nordeste que as respostas começarão a aparecer. O ensino voltará ao rumo certo quando houver o A de autonomia do professor, o B de base, o C de conteúdo, o D de disciplina e o E de ética. Autonomia para aplicar com disciplina e ética um ótimo conteúdo sobre uma base sólida.

Este trajeto é possível, os envolvidos com a educação na cidade de Quixaba estão provando reiteradamente. Que os vendilhões da educação no Brasil entendam o recado. Professores e alunos merecem respeito e isto é visível na cidade de Quixaba.

Ademar Rafael Ferreira <aherasa@ig.com.br>
Marabá, PA Brasil - 6-novembro-2012 / 7:18:01

Escola de Pernambuco ganha prêmio de gestão escolar

SÃO PAULO - A escola estadual Tomé Francisco, localizada na cidade de Quixaba, no sertão de Pernambuco, venceu a 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar como Escola Referência Brasil, pela excelência nas práticas de gerenciamento escolar. O prêmio foi divulgado nesta segunda-feira, em cerimônia em São Paulo. A escola recebeu R$ 30 mil para aplicar em melhorias.

O colégio Tomé Francisco, que tem 760 alunos no Ensino Fundamental, tem obtido bons resultados nos índices de avaliação da educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, a escola obteve 7,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,2 nos anos finais. Em 2012, no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), o colégio teve média de 7,42 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,29 nos anos finais e 5,15 no Ensino Médio.
- O foco é a aprendizagem. É fazer com que todos os alunos tenham acesso à educação social ofertada pela escola. Nossos alunos estão saindo daqui direto para a faculdade. A escola pública tem condição de ser referência - disse Ivan Nunes Francisco, diretor da Escola Estadual Tomé Francisco.

Outras cinco escolas finalistas receberam o prêmio de R$ 10 mil cada e o título de Escola Destaque Nacional: o Centro de Ensino Médio Setor Leste, em Brasília, a escola municipal Professora Iracema Maria Vicente, em Campo Grande (MS), e as escolas estaduais Chequer Jorge, em Itaperuna (RJ), Presidente Kennedy, em Natal (RN) e Lobo D'Almada , em Boa Vista (RR).
Outras 19 escolas públicas que se destacaram em 2011 foram premiadas com o título de Escola Destaque Estadual e receberam R$ 6 mil cada.
Os colégios foram avaliados pela maneira como gerenciam os aspectos pedagógicos, participativos, de pessoas, de serviços e os resultados educacionais. O comitê julgador, formado por 45 educadores de secretarias de educação do país e por integrantes das entidades patrocinadoras, observou aspectos como a preocupação das escolas finalistas em monitorar e avaliar seu corpo docente.
A premiação é realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura.
[Agência O Globo - Por Marcelle Ribeiro (marcelle@sp.oglobo.com.br)]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-novembro-2012 / 7:17:44
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721