AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 441 a 450 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 31-janeiro-2019 / 21:58:11

Antigo Chefe da Ingazeira

"O tenente-coronel Francisco Miguel de Siqueira, antigo chefe conservador em Ingazeira (primitiva sede do município de Afogados da Ingazeira), tomou parte na luta, em Flores, contra os liberais, em 1848 e 49, levando, no seu valioso contingente de homens em Armas, ao lado de seus parentes, coronel Pedro Siqueira, Antônio Lopes de Siqueira e coronel Manuel Pereira, de Serra Talhada.
Homem tido como violento, tendo surgido a povoação de Afogados ¬¬¬¬– a qual se desenvolvia mais do que a de Ingazeira, veio assim a rivalidade entre as duas ¬¬¬¬–, passou Afogados a incorrer na ira de Francisco Miguel, que, saindo um dia dali, declarou que voltaria em breve para destruir aquela povoação, a Cartago que Roma (Ingazeira) não tolerava. Mas ao chegar à vila, caía do cavalo, desastradamente... e morria horas depois.
Respirou Afogados aliviada, e logo mais voltaria a ser sede do município. Mas a antiga sede não se conformava com a nova, que ainda lhe evocava o nome, o que significava uma amarga ironia, talvez.
Passaram-se os anos, até que, com a enxurrada de novos municípios por toda parte, o distrito de Ingazeira, e exemplo de muitos outros, soltou o seu grito de independência “e o sol da liberdade em raios fúlgidos” iluminou, faiscante, o velho arruado de tantas tradições. E, hoje, é o que antes fora: município da Ingazeira, banhado pelo rio Pajeú lendário ¬¬¬¬– o rio do mago ¬¬¬¬–, o Pajé, oráculo dos índios que viveram às suas margens séculos atrás, enfrentando, no começo da colonização, os invasores da região, com a sua bravura selvagem.
E como que a sua rebeldia e altivez serviram de exemplo aos filhos da terra, famosa na Valentia dos caboclos do Pajeú legendário."

Três Ribeiras, Ulysses Lins, Pág. 280.

André Pessoa <andrequeirozpe1@gmail.com>
Recife, PE Brasil - 27-janeiro-2019 / 23:17:39

Faleceu na noite de ontem 25, às 23h45, na Casa de Saúde Dr. José Evóide de Moura, dona Maria Amara Sampaio de Lima.
Viúva de seu Antonio, eles tiveram 7 filhos: Carlos Antônio, Maria de Lourdes, Maria Salete, Paula Frassineti, Alberico e outro Carlos Antônio (falecidos) e o caçula Luiz Carlos que há meses deixou São Paulo para ficar com a mãe nesses seus últimos momentos de vida.
Ela, em setembro deste ano completaria 100 anos de idade.
Aos familiares, nossa solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 26-janeiro-2019 / 10:37:20

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 23-janeiro-2019 / 18:05:00

Como faço para divulgar uma imagem?

___________________________
Gabriela, respondi por e-mail...

Gabriela Claudia Rodrigues Andrade <gabriela_crs@hotmail.com>
Olinda, PE Brasil - 12-janeiro-2019 / 19:54:20


Último Regresso
(Getúlio Cavalcanti)

'Frevo para ouvir deitado'

Oi Fernando, acabo ouvir mais uma vez o Frevo que não requer que façamos nada. Nos movimentos bruscos, apenas segui a recomendação, para ouvir deitado. Se bem que não segui ao 'pé da letra', mas quase. Sentei-me na cadeira favorita e reclinei-me.
Eu fiquei surpreso, pois Frevo para nós significa Carnaval com muito movimento, bem agitado. No entanto, lembrei-me de quando no Recife fui introduzido a diversos blocos e diferente estilos de música, tais como o apresentado.
Fiz uma pausa, comecei a recordar, e me veio a lembrança os diferente blocos e diferente musicais. Tudo isto acordou em mim lembranças que pensei deixadas no esquecimento. A recomendação 'Para ouvir deitado' é muito apropriada, pois nossa atenção fica focalizada ouvindo as palavras da poesia, e isto tocou-me profundamente.
Acredito não haver ouvido esta joia musical antes; lembrei-me apenas do estilo, e isso foi suficiente para alegrar o coração saudoso e distante.
Só me resta agradecer ao amigo pela atenção que sempre tem demonstrado para este 'velha guarda' que continuará reclinado na cadeira a ouvir este presente de Ano Novo, enquanto leio minha correspondência.

Abraço.

Zezé Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 10-janeiro-2019 / 20:43:51
Dona Maria - viúva de Expedito Gonçalves(em memória), faleceu nas primeiras horas desta terça-feira 8, em Serra Talhada.
Fomos informados de que o sepultamento será realizado em Afogados da Ingazeira.
Aos familiares, nossa solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 8-janeiro-2019 / 12:30:52

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 6-janeiro-2019 / 11:35:30
Consta, na história de Afogados da Ingazeira, que a maior obra do prefeito João Alves foi a demolição do Coreto.

José Tadeu de Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 5-janeiro-2019 / 14:17:47
Prezado FERNANDO PIRES, parabéns pela apresentação neste Mural, dessa vista aérea da praça central de Afogados da Ingazeira.
Nela ainda vemos o grandioso Coreto, - sem exagero nem bairrismo, - era o maior coreto público do mundo, dotado de dois pisos. Sua estrutura era de tal forma, robusta e forte, que mesmo sob os pesados pulos de um Bloco Carnavalesco em seu 2º piso, jamais sofreu avarias ou rachaduras estruturais.
Noutras oportunidades, a banda marcial do Grupo de Escoteiros, sob a tutela de ZEZITO (Padilha) de 'seu' ODON, fazia seus ensaios, sob as vistas da meninada já crescida; todos juntos lá em cima. Isso tudo dá uma 'baita' saudade.
Pena que o povo da Cidade consentiu a desnecessária demolição.
Não me lembro de nenhum protesto, antes do de uma respeitosa leitora deste admirável Mural.

José Batista do Nascimento <batista.inga@globo.com>
Recife e Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-janeiro-2019 / 10:53:43
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721