AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 491 a 500 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Nossa tarefa

Conta a mitologia grega que Hércules realizou seus Doze Trabalhos com pleno sucesso. A história, embora fictícia, retrata a saga de uma árdua tarefa que teve o guerreiro filho de Zeus e Alcmena. No filme real e contemporâneo, nós acima de sessenta anos, certamente, já assistimos mais da metade do ?Show da Vida?. Logo, temos que, além de agradecer a Deus, nos sentirmos como aquela criança que ganhou seu primeiro presente.
Não podemos perder o restante do espetáculo ouvindo fofocas e mentiras de mentes contaminadas; não devemos oferecer espaço para que o ódio e a vingança se instalem em nossos corações. Agora, mais do que nunca, devemos respeitar o próximo e cuidar da natureza, caso contrário a existência humana passará a ser inútil.
Também temos o dever cívico e a obrigação moral de estimular e despertar os mais jovens para que jamais se omitam perante as injustiças, principalmente, denunciando e combatendo os genocídios que, infelizmente, ainda acontecem no mundo.
Afinal, nesse fantástico trajeto percorrido, a vida nos mostrou e provou que a ascensão espiritual é bem mais importante que todas as posses materiais, até porque no brilhante Projeto Divino, somos apenas peças coadjuvantes, o protagonista foi, é e será sempre, o Criador do Universo. Então, para que não nos percamos no caminho de volta e já que não há a necessidade da força bruta, CUMPRAMOS pois, nossa tarefa.
Convictamente,

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 13-julho-2018 / 13:17:06

Faleceu nesta quarta-feira 4, aos 91 anos, o professor Alberto Ildefonso de Barros.
Aos familiares, nossa solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-julho-2018 / 11:40:53

Registros constantes do livro Afogados da Ingazeira “Páginas da Sua História", no ano 1909, da
Emancipação Política de Afogados da Ingazeira


1º de julho de 1909: A Lei Provincial nº 991 concedeu foro de cidade à Vila de Afogados. Em virtude de já existir no Recife uma freguesia com o mesmo nome, o povo acostumou-se a denominá-la com os nomes das duas Vilas: “Afogados da Ingazeira”. Esse nome foi confirmado em 9 de dezembro de 1938 pelo Decreto-Lei nº 235 ”. O novo município era constituído de quatro distritos: Afogados da Ingazeira (sede), Ingazeira, Espírito Santo (Tabira) e Macacos (Iguaraci).

Afogados da Ingazeira já foi, portanto, povoação, freguesia e termo da Ingazeira, na Comarca de Flores com 1(uma) subdelegacia e distrito policial, criado pela Portaria do Governo em 10 de setembro de 1861, e como termo independente com 1(um) Juiz Municipal, 1(um) tabelião do Júri, Cível e Notas; 1(um) Escrivão do Crime e Cível, Órfãos, Capelas e resíduos, 1(um) Coletor Geral e seu Escrivão – Dividido em 6 (seis) distritos de Paz, 1(um) delegado e 1(um) delegado de polícia.

______________________________

Prefeitos em 1909 -

José Justo dos Santos, Capitão (prefeito nomeado). (1907-1909).
_________

Paulino Raphael da Cruz, cel. (Prefeito eleito). (1909-1910).
Conselho Municipal: José Justo dos Santos, presidente; José Firmino de Souza e Silva, Emygdio Christino de Albuquerque.

______________________________

29 de outubro de 1909: Cangaceiros – No dia 10 do corrente, próximo das 7h da noite, no sítio Bezerros, do distrito de Ingazeira, Afogados da Ingazeira, um grupo de cangaceiros, entre os quais se encontrava um indivíduo mascarado, assaltou a casa do tenente-coronel João José de Veras, obrigando esse senhor, sob ameaças de morte, a lhes entregar todo o dinheiro que possuía.

Não sendo prontamente atendidos, os bandidos arrebataram-lhe dois baús, levando-os para a caatinga próxima onde os quebraram, deles retirando 1:000$000, em dinheiro, além de um relógio de algibeira e a respectiva cadeia, tudo de ouro, e diversas peças de vestuário. O valor total do roubo foi avaliado em 3:000$000. O tenente-coronel Veras é um respeitável septuagenário que mora em companhia de familiares.

Os cangaceiros levaram longe o seu instinto de ferocidade, espancando sua vítima, dando-lhe forte bordoada no crânio e deixando-a prostrada, quase desfalecida. Pelas diligências empreendidas pelo delegado do município em exercício, Sr. Antônio Gomes de Oliveira Santos, o chefe do grupo era o celebre Antônio Godê. (DP, ed. 245).

______________________________

Manoel Arão de Oliveira Campos era membro da Academia Pernambucana de Letras desde 1909, quando sucedeu a Phaelante da Câmara, na cadeira de Frei Jaboatão; também dos mais antigos sócios do Instituto Arqueológico. Um dos fundadores da Faculdade de Comércio do Recife, era seu diretor desde o início. Foi muito tempo secretário da Administração da ‘Great Western’, cargo em que se aposentara no ano findo (1929). Eleito Conselheiro municipal, sempre com o mandato renovado, era atualmente 1º secretário do Conselho.

______________________________

- Antônio Raphael da Cruz, Sr. (Juiz municipal, 2º suplente, por 2 anos,1909).
- João Emiliano de Lyra (Agente da Coletoria, 1906-1909).

______________________________

1908-1909: O padre Vital Paiva sucedeu o Manoel Moreira por um ano, no período de seca. Nesse tempo tratou da infância e dirigiu um grupo de meninas por meio de cantos que permaneceu alguns anos abrilhantando as cerimônias religiosas. Pelas críticas que fez às imagens feias e malfeitas, despertou uma certa atenção favorável ao espírito religioso. Mas a doença não lhe permitiu demorar-se nesta freguesia. ” (LT).

______________________________

4 de março de 1909 – Afogados da Ingazeira recebeu a visita do Dr. Agostinho de Araújo Jorge, comissário da 5ª secção Sanitária, e manifestou-se agradavelmente impressionado com o asseio e bom estado de conservação em que encontrou o município e todos os seus estabelecimentos públicos. (DP, ed. 50);

______________________________

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 2-julho-2018 / 13:56:53

O Verão já chegou!

Por aqui as coisas estão ficando quente, obviamente o verão está se manifestando, aos poucos, mas com firmeza. Já desliguei os aquecedores que são muito úteis durante o inverno. Com certeza, dez dias mais e será uma realidade completa que não poderemos negar. E assim a vida continua seu ciclo em volta da Terra. Com este movimento contínuo, somos abençoados com a Graça de Deus.
Os meus jerimuns estão produzindo bem, do mesmo modo os tomates. A laranjeira está carregada e bebemos seu suco diariamente, agradecendo sempre ao Senhor Deus pelas bênçãos. Louvado seja o Senhor.
Temos vivido neste terreno por 48 anos, onde nossos filhos cresceram, daqui saindo para a Universidade. Depois vieram os netos, que têm sido o estímulo para termos o prazer recebê-los como bebês e vê-los no mesmo trajeto dos pais. E continuamos vivendo a vida que Deus nos deu. Só temos a agradecer ao Senhor pelas contínuas bênçãos derramadas sobre nos. Louvado seja o Senhor Deus e Pai.
Fernando, desejo aqui agradecer sua gentileza em me convidar para participar desse Mural tão precioso. Por incrível que pareça, esta pagina me estimula a ser parte da conversação, dando-me vontade de contribuir da maneira que posso.
Ate breve.

Zezé Moura <jojephd@hotmail.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 26-junho-2018 / 16:27:23
Faleceu nesta madrugada de quarta-feira, 20, no Hospital Português do Recife, meu cunhado, Antônio Edson da Silva.
O corpo será transladado para Afogados da Ingazeira, ainda hoje.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 20-junho-2018 / 6:58:25

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 13-junho-2018 / 16:07:34

Geraldo Berardinelli da Silva
20.03.1946 - 08.06.2018 (72 anos)

Acabamos de receber notícia do falecimento do nosso amigo "Geraldo de seu Otávio", ocorrido nesta manhã, em sua residência, em Afogados da Ingazeira.
_______________

Nesta noite o corpo será velado ao lado do cemitério São Judas Tadeu.
E o sepultamento, previsto para este sábado 9, às 9h.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 8-junho-2018 / 13:27:35

Bougainville

Bougainville é uma flor que conheci em Afogados da Ingazeira, no jardim do prédio que recebeu muitos nomes, entre eles Hotel,Prefeitura Municipal, Hospital e muitos outros títulos distintos (atual Curia Diocesana). Na parte de traz havia uma área coberta por um caramanchão de Bougainville que eu achava um local bacana, excepcional, que nos proporcionava uma oportunidade para relax.
Com a passagem do tempo, até esqueci por um período aquele local que não mais existe, e sua significação para mim. No entanto, as lembranças voltaram com bastante intensidade, pois foi parte da minha vida e isto não esquecemos.
Foi naquele local que uma mocinha, minha contemporânea, abraçou-me e me beijou apaixonadamente, deixando-me atônito. Mesmo assim retribui aquele ato de paixão. O chefe do escritório, quando soube do acontecimento, veio falar comigo, e foi água na fervura. Anos depois, casualmente nos encontramos no Rio de Janeiro.
Há alguns anos, plantei duas Bougainvilles, uma na frente da nossa casa, e outra no quintal, bem na divisa do terreno. As duas se desenvolveram bem e tive que podá-las, pois estavam acima do que seria tolerável. Para tamanha empreitada, a ajuda dos meus netos foi de grande utilidade; podamos os arbustos até o nível desejado.
O mais tocante é que as plantas voltaram, e com a ajuda das chuvas alcançaram uma beleza espetacular. Desta vez prestei atenção ao crescimento dos arbustos, não deixei que crescessem mais de metro e meio. O pagamento, retribuição espetacular em flores. Uma quantidade linda de flores que eu vos apresento para que possam ver, ou rever, se for o caso. As flores são de um roxo avermelhado, lindo, no centro apresentam-se três miniaturas brancas com toque de amarelo que completam a beleza floral.
Não é fácil descrever a beleza, por isto estou enviando uma foto para apreciação.

Zeze Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 25-maio-2018 / 8:47:44

Fragmentos do nosso novo livro “Afogados da Ingazeira – Páginas da sua história” -

27.12.1889 -
Palácio do Governo do Estado de Pernambuco – Do General José Simeão de Oliveira, primeiro governador eleito do período republicano (1889 - 1890):
“Tendo de retirar-me para a Capital Federal (Rio de Janeiro), por ter sido nomeado Ajudante General do Exército, passo a dar-vos conta dos fatos mais notáveis ocorridos durante o meu governo (...) - 'Dissolvi a Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, e nomeei um Conselho de Intendência como tudo consta da Secretaria do Governo':
José Francisco Pessoa, presidente; capitão Antônio Pereira de Moraes e Ricardo Francisco Rabello.”
(Fontes: Mensagens do governador, ed. 1; A Província, ed. 52 e Epocha, ed. 44 de 05.03.1890).

_______________________________

20.09.1890 -
Palácio do Governo do Estado de Pernambuco – Expediente de 3 de setembro – O desembargador Barão de Lucena, governador do Estado, resolve nomear o cidadão Fellipe Nery Soares, para exercer o cargo de membro do Conselho de Intendência Municipal de Afogados da Ingazeira, que se acha vago. (DP, ed. 214).

_______________________________

1891 -
Prefeito : Alfredo Adolpho Ferraz Costa; / Subprefeito : Pe. Pedro de Souza Pereira.
Conselho Municipal : Luiz Antônio Chaves Campos, Antônio Dias de Oliveira, Manoel Mariano de Souza, Ananias d´Oliveira Santos, Belarmino José Neves.
(Fonte: A Província, ed. 235 de 21.10.1891).

_______________________________

1892 -
Prefeito : Alfredo Adolpho Ferraz da Costa (D); Subprefeito : João Francisco Brandão (D).
Conselho Municipal : Luiz Antônio Chaves Campos (D), Bellarmino José Nunes, (D) João José de Veras, (D) Antônio Dias de Oliveira, (D) Belizário de Oliveira Athayde (H). Ouve outros, menos votados. (DP, ed. 56 de 10.03.1892).
Nota do autor: [ O DP, nessa edição de 10 de março, não informa a data da eleição, ou se houve a posse, mas observamos que, após os nomes dos eleitos, foram adicionadas as letras D e H].

_______________________________

1892 -
Prefeito : Pe. Pedro de Souza Pereira; Subprefeito : Manoel Mariano de Souza.
[ Nota: Em correspondência para o DP, os eleitos acima informam terem tomado posse no Executivo municipal no dia 25 de março de 1892 - (DP, eds. 78 e 79 de 06 e 07.04.1892) ].

_______________________________

1892 -
Prefeito : Alfredo Adolpho Ferraz da Costa; Subprefeito : João Francisco Brandão;
Conselho Municipal: Luiz Antônio Chaves Campos, João José de Veras, Bellarmino José Nunes, Ricardo da Silva Rabello e João Ribeiro de Mello Junior. (DP, ed. 234 de 15.10.1892).

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 21-maio-2018 / 9:22:48
Afogados da ingazeira, terra maravilhosa. Tenho orgulho de ser dessa terra, batalhando como músico compositor e vocalista da Banda Mandagaroba. Também sou artesão. Gostaria que o povo visse meu trabalho pelo palco mp3 Mandagaroba.
Muito agradecido.

Pedro Nelso Galvão Henrique <mandagaroba@gmail.com>
Recife, PE Brasil - 20-maio-2018 / 11:59:24
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721