AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 691 a 700 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 11-janeiro-2016 / 12:01:21
Amigas e amigos:

Gostaria muito que em 2016 nossos sentimentos se voltassem no combate às injustiças, no repúdio às discriminações, enfim, na necessidade de levantarmos nossas vozes contra atos de tirania em qualquer parte do mundo.
Assim, a medida que liberamos culpas e ressentimentos, podemos ampliar, significativamente, nossas consciências políticas, contribuindo para amenizar o sofrimento da humanidade.
Até porque....
Não podemos, jamais, ignorar as lágrimas da norte-coreana que recentemente, exilada e protegida por autoridades da ONU, suplicou ao General Kim que não executasse a senhora sua mãe por ela não ter cortado os cabelos nos moldes da primeira dama. Para o ditador coreano de apenas 29 anos, matar pessoas é um fato comum em seu governo autoritário e cruel. Lembramos que Hitler na Alemanha; Joseph Stalin e Vladimir Lenin na Rússia; Pinochet no Chile; Milosevic na antiga Iugoslávia; os comandantes do regime militar aqui no Brasil e mais uma centena de sanguinários do passado usavam essa mesma prática covarde para intimidar e se perpetuarem no poder.

Atualmente, no Brasil, a morosidade em dar andamento as pesquisas científicas desenvolvidas desde 1990, por uma brilhante, competente e responsável equipe de médicos, mestres e doutores da área, bem como de químicos professores de alto crédito na comunidade científica das maiores universidades do país sobre a substância FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA que, comprovadamente, cura o câncer, dão uma clara evidencia de que não há interesse nem vontade em agilizar as novas etapas para que esse composto venha a ser comercializado e salvar milhares de vidas.

Não só se mata com bombas, metralhadoras e canhões, a omissão governamental é tão ou mais perigosa do que a mais eficiente arma de guerra.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Gravatá, PE Brasil - 9-janeiro-2016 / 22:13:25

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 9-janeiro-2016 / 8:14:42
Faleceu nesta quinta-feira, no hospital São Salvador, em Olinda_PE, aos 87 anos, o sr. José Mariano de Brito, antigo comerciante em Afogados da Ingazeira.
O sepultamento será realizado nesta sexta-feira 8, no cemitério São Judas Tadeu.
Aos familiares, nossos sentimentos.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 7-janeiro-2016 / 12:34:37
Oi Fernando, depois de um “Feliz Natal”, certamente cabe desejar Um Ano Novo cheio de felicidades a todos participantes deste Mural que tanto nos tem dado para alentar nossos corações. Sem dúvida, a foto apresentando Dorival, Edvaldo mais conhecido como Diva e Elias, são perfeitos representantes do nosso Sertão do Pajeú.

Não tive o prazer de conhecer Dorival nem Elias, no entanto tenho um afeto especial pelos três Cavalheiros como representantes do nosso torrão. Dorival com seu chapéu de couro estilizado é marcante; Elias relembra o tradicional sertanejo forte; Diva no entanto é mais do que posso dizer, foi meu parceiro de peripécias, jogando pinhão, soltando papagaio e jogando bola de pano na Travessa Cel. Paulino Raphael que está gravado não só na minha memória, bem como no meu coração.

Diva de um modo ou de outro foi meu parceiro de muitas peripécias. Recordo me bem do nosso último pessoal encontro. Levei minha esposa e meu primogênito até a casa onde nasci em Afogados da Ingazeira, para meus país os conhecer. Isso foi em janeiro de 1963. Parece uma eternidade, mas me recordo como se fosse hoje dos abraços e beijos da minha mãe querida, do saudoso papai, e finalmente eis que chegou Diva com sua esposa e seu primogênito.

Apresentá-los foi um momento memorável que não posso esquecer. Foi o momento em que deixamos de ser “moleques” e passamos a ser Papais. Estas memórias nunca se apartarão das minhas lembranças pois são parte do meu viver. Agradeço ao Senhor nosso Deus por me haver dado a oportunidade de viver tais momentos e poder contar aos amigos.

Fernando, você tem sido o veículo comunicativo que nos faz relembrar e reviver tais ocasiões. Sua dedicação e perseverança têm sido marcantes. Você viu as possibilidades e mostrou sua capacidade criativa, e por isto não me canso de apresentar congratulações por um trabalho bem desenvolvido e apresentável.

A todos os participantes deste Mural, Feliz Ano Novo e até breve.

Zezé Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 4-janeiro-2016 / 23:01:39

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 23-dezembro-2015 / 15:29:17

Saudações Natalinas!

Caro Fernando, é sempre um prazer ter notícias tuas, especialmente nesta epoca do ano, quando nossas lembranças tomam um significado especial. Caso em ponto, na semana passada fui ao mercado com minha esposa onde ela comprou o que desejava e eu observava a abundância e variedade de frutas.
Percebi então uma pilha de caixas de Manga que em letras grandes anunciava Mangas de Brazil. Isto capturou minha atenção porque as Mangas que tenho visto por aqui vêm do Mexico ou Costa Rica. Me aproximei para verificar o produto. Ao escolher uma caixa com 9 frutas, comecei ler os escritos, e grande foi minha surpresa: eram Mangas brasileiras sem dúvida!
Havia algo mais, que me fez ficar exuberante: eram Mangas Pernambucanas, de Petrolina.
Isto foi o suficiente para me convencer de que era uma boa aquisição, apesar do preço mais elevado.
Tenho me deleitado com o doce sabor daquela fruta e as lembranças ficam a borbulhar incessantemente. Lembrei-me então da minha visita ao Saco dos Queiros, onde morava o Sr. Manuel Ferreira. Era um lugar belíssimo, com muitas fruteiras especialmente Mangas. Todas as manhãs íamos visitar as mangueiras e coletar os frutos que seriam vendidos na feira de Afogados da Ingazeira, e ao mesmo tempo nos deleitarmos com as saborosas frutas.
Havia também outros participantes… eram os macaquinhos que tinham o mesmo desejo de saborear as frutas. Eles faziam uma algazarra pra dizer: “Ei, estamos por aqui.”

Foram momentos fabulosos e as lembranças me dão prazer e amargura ao mesmo tempo, pois gostaria de reviver tais momentos, no entanto, saber da impossibilidade é cruel. Mesmo assim é uma prazer relembrar tais momentos que o Senhor Deus me permitiu viver.

Não posso ignorar os amigos que lá deixei. O Sr. Manuel Ferreira tinha 10 filhos e filhas que variavam em idade de pequenos bebês a até filhos com19 anos, naquela época, e todos eram meus amigos.

Francisco, o mais velho, sofreu um acidente com a espingarda ao traspassar uma cerca. Ele foi assistido por Dr. Hermes Canto e ficou como nosso hóspede em casa por algumas semanas, até que o médico autorizou seu regresso ao Saco dos Queiros. Bons amigos que nunca poderei esquecer.

O Natal sempre nos reunia na Igreja Matriz, onde minha mae era organista e dirigente do coro, posição que ela ocupou por muitos anos e quando comecei minha apreciação pela música e que mantenho até hoje.

As noites Natalinas eram de grande expectativa para as criancas e adultos por varias razões: as novenas com suas músicas, os fogos de artifício após a novena, juntamente com os balões era de grande excitamento. Bem como barraquinhas... Muita alegria, muita saudade…

Feliz Natal a todos os participantes desta página, e que o Senhor vos guarde e abençoe.

Até breve!

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 22-dezembro-2015 / 14:04:43
Gostaria de saber mais notícias sobre meus ascendentes de Afogados da Ingazeira, sei que meu bisavô se chamava Luis Alves de Góes e Melo e era casado com Petronila de Siqueira Campos do Amaral Góes e Melo.
Meu avô era o filho deles e se chamava Álvaro de Campos Góes, se alguém souber de algo, tiver fotos, por favor me digam.
Att.

_____________________________

Alessandra, vou te colocar em contato com os parentes de Afogados da Ingazeira, inclusive postar fotos...
Fique na expectativa...
(Fernando Pires)

_____________________________


O nº 1, Cel. Luiz Alves de Góes e Melo era o teu bisavô.

_____________________________



Miguel de Queiróz Amaral, teu trisavô.


(Essas imagens fazem parte do Álbum Iconográfico de Afogados da Ingazeira, em Blu-ray)

_____________________________

Alessandra de Campos Góes Amaral <alecampos89@gmail.com>
São Paulo, SP Brasil - 18-dezembro-2015 / 16:53:12

O ESTADÃO

O nascimento nos últimos 45 dias de 11 bebês com suspeita de sofrer de microcefalia assusta a população de Itapetim, no Vale do Pajeú, sertão pernambucano, sem infraestrutura médica para o atendimento a pouco menos de 14 mil habitantes. Como ação de emergência, a prefeitura e o governo estadual decidiram levar as crianças para o Recife, a 360 km de distância.

O número elevado de casos suspeitos para o tamanho da população chamou a atenção da equipe médica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) - há cerca de 200 nascidos vivos no município por ano. Os casos foram identificados pela Secretaria Municipal de Saúde, que checou dados de prontuários, cartões de saúde dos recém-nascidos e cadastros de postos de saúde. Cinco nasceram com menos de 32 centímetros de perímetro cefálico, parâmetro adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para indicar a microcefalia. Os demais têm 33 centímetros - o primeiro protocolo do Ministério da Saúde enquadrava bebês com essas características como casos suspeitos.

“Fizemos uma busca ativa nos cadastros para saber quantos casos tínhamos e fomos surpreendidos. Não temos neuropediatras para acompanhar esses bebês. Precisamos do apoio do governo do Estado e do governo federal”, afirmou a secretária de Saúde, Jussara Araújo.

O Brasil vive hoje um surto da doença. A suspeita é de que o aumento no número de casos esteja relacionado ao zika vírus. Mas você sabe o que é microcefalia e quais são suas consequências?

Pré-natal

Valentina, de 12 dias, é uma das crianças que podem ter microcefalia. A menina nasceu com 31 centímetros de perímetro cefálico. A dona de casa Thamires Santos da Silva, de 22 anos, disse que “só fazia chorar”, quando foi avisada pela médica da possibilidade de a filha ter a má-formação. “Eu tomei um susto. Pensei em tanta coisa que passa na televisão, que as crianças ficam com sequelas. A médica disse para eu não ficar muito assustada.”

“Ela só chora para mamar. Tenho até conseguido dormir. Ela mama bem”, disse Thamires, que não lembra de ter tido os sintomas de zika no início da gravidez. “É nisso que eu me agarro. Não tive nem febre nem manchas.” Thamires fez o pré-natal e passou por ultrassonografias, mas só depois da cesariana é que foi informada que a filha estava entre os casos suspeitos de microcefalia.

Em nenhum dos registros de Itapetim a suspeita de microcefalia foi descoberta durante a gestação, apesar de as mulheres terem tido acompanhamento. A infectologista Regina Coeli Ferreira Ramos, do Huoc, defende o aprimoramento do pré-natal, com treinamento para os profissionais de imagem e contratação de psicólogos que ajudem a amparar as mães durante a gravidez. No início do ano, Itapetim tinha o maior índice de infestação de Aedes aegypti de Pernambuco - em 13% dos domicílios foram encontradas larvas do mosquito, quando o índice aceitável pela OMS é de 1%. “Isso acontece por causa da seca (a pior em 50 anos). As pessoas pensam que é a chuva que faz proliferar o mosquito”, afirmou o diretor da Unidade Mista Maria Silva, Alysson Magno da Silva Salvador, de 36 anos. Desde setembro de 2013, a água não sai das torneiras. Um carro-pipa abastece caixas instaladas nas ruas da cidade a cada oito dias. A população faz fila para encher baldes e armazenar água em qualquer reservatório possível.|

Piabas

Para combater a proliferação do mosquito, a prefeitura distribuiu piabas, pequenos peixes que se alimentam das larvas, para a população. O índice de infestação caiu para 2,4%. “Os hospitais das cidades vizinhas estão lotados de casos suspeitos de zika e dengue”, disse a secretária de Saúde. Equipes do Ministério da Saúde já estiveram na cidade para estudar a estratégia de Itapetim, premiada nesta terça-feira, 15, como a melhor iniciativa entre as Secretarias de Saúde de Pernambuco para o combate à dengue.

Pânico

O aumento dos casos de microcefalia tem causado pânico entre as grávidas. A agricultora Fabrícia Gleyce Pereira dos Santos, de 23 anos, por exemplo, foi diagnosticada com dengue no fim da gravidez - a cesariana está marcada para o próximo dia 23. “Tive febre, dor no corpo. Fiquei com muito medo de ser zika e de o bebê ter sido afetado. Mas todo médico que me atendeu disse que ele não corre risco de microcefalia porque já está todo formado”, disse.

Fabrícia conta ter ido a três médicos. “Queria ouvir várias opiniões.” Ela ainda fará uma ultrassonografia. “Também vou pedir para medir a cabeça dele.”

Fernando Pires <fernando Pires>
Recife, PE Brasil - 16-dezembro-2015 / 17:35:53
Gostaria, através deste MURAL, achar parte dos familiares do meu pai Antônio Siqueira da Silva e da falecida minha mãe Amara Maria da Conceição.

_______________________________

Paulo, quem sabe se você der mais informações alguém não lhe dê um roteiro de como chegar aos seus familiares em Afogados da Ingazeira. (Fernando Pires)

_______________________________

Paulo Siqueira da Silva <pr.aerografismo@gmail.com>
Brasilia, DF Brasil - 16-dezembro-2015 / 12:40:33
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721