AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 821 a 830 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Yasmim Pontes <yasmimpontes@hotmail.com.br>
Gravatá, PE Brasil - 28-outubro-2014 / 9:14:18
ICONOGRAFIA HISTÓRICA de Afogados da Ingazeira
(Em disco BLU-RAY - BD25 -, formato 16.9, WideScreen, 1080p HD
)

Todo o acervo – mais de 650 imagens, aí incluídas mais de 200 personagens que já se foram - foi por nós "garimpado" ao longo de 30 anos. Muitos contatos, viagens e telefonemas foram realizados:

Com imagens de todas as décadas do séc. passado. A apresentação se dá em média de 10 segundos para cada fotografia, e, aquelas com texto, o tempo necessário para a sua visualização e leitura.
E, os Personagens, com duração de 4 segundos para visualização e leitura das datas (anos) de nascimento e falecimento.

Duração: aproximadamente 100 minutos, com agradável trilha sonora.

Importante: Não se trata de DVD, mas de Disco BLU-RAY que, para ser visto, necessita de reprodutor blu-ray (que também serve para DVD) e televisor de tela plana HD.

Para adquiri-lo:
Valor: R$ 24,00 (para o território nacional), a ser depositado no Banco do Brasil, ag. 8633-9 – C/C 5.472.595-X. Após a realização do depósito, envie e-mail para -fernandopires1@hotmail.com -, informando data do depósito, nº da agência e endereço completo.
Enviaremos pelos Correios.

__________________________


Para adquirir um Reprodutor de Blu-Ray/DVD:

Sugestão: SARAIVA
Sugestão: Walmart
Sugestão: Americanas
Sugestão: Casas Bahia

Fernando Pires <www.afogadosdaingazeira.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-outubro-2014 / 22:19:33

Otávio Vieira de Almeida
(1920 - 2014)

Faleceu ontem, sexta-feira 24, aos 94 anos de idade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), o sr. Otávio (viúvo de Maria do Carmo Torreão de Almeida), antigo comerciante distribuidor de bebidas em Afogados da Ingazeira, nos anos 1960-1970.
Seu filho Tavinho me ligou, logo cedo, quando eu estava saindo do Recife para Afogados, dando a notícia.
O sepultamento se realizará no Memorial Guararapes (perto de Aeroporto do Recife), às 16h.
A Tavinho e demais familiares, nossas sinceras condolências

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-outubro-2014 / 15:12:45

Saúde esquecida...

Enquanto aguardamos a chegada de João Vitor, meu segundo neto, acompanhamos atentamente o embate político dos pretendentes ao cargo de Presidente da República Federativa do Brasil. Ambos mostram suas garras ao se agredirem mutuamente, apostando nas antigas e já saturadas promessas eleitoreiras.

Infelizmente, não lembramos ter ouvido dos candidatos nenhum comentário sobre o grave risco de epidemia provocada pelo vírus EBOLA que, segundo a Organização Mundial de Saúde são necessárias “MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS” de todos os governos no mundo inteiro, já que o surto teve início na Guiné em fevereiro deste ano se espalhando facilmente para Libéria, Serra Leoa e Nigéria, matando milhares de africanos. As autoridades em saúde advertem que a doença pode afetar outros continentes.

Bactérias e vírus já provocaram enormes prejuízos à humanidade, chegando a superar os estragos causados por guerras e terremotos. Dentre as maiores epidemias a GRIPE ESPANHOLA registrou 20 milhões de mortos espalhados pelo mundo entre 1918 e 1919. Coincidentemente o então Presidente do Brasil, Rodrigues Alves, foi uma das vítimas fatais.

Embora o fascínio e a sede pelo poder tenham desviado os candidatos de tão importante assunto, vamos cobrar de quem obtiver a próxima vitória nas urnas, urgentes providências não só com relação a possíveis epidemias, mas uma permanente, responsável e digna gestão no setor de saúde dos brasileiros.

Assim, quem sabe, as futuras gerações verão a nossa Constituição ser cumprida no que se refere o Art. 196, quando admite claramente que a saúde é um direito de todos e, por conseguinte, dever do Estado garantir políticas sociais e econômicas visando a redução do risco de doenças e de outros agravos; enxergarão, principalmente, que a saúde deverá ser sempre lembrada, jamais esquecida.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 16-outubro-2014 / 13:23:26
O sertanejo é antes de tudo um forte e tem vida longeva. Natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, dona Otília Brasileiro completou, ontem, 100 anos. Extremamente lúcida, dona Otília é uma figura encantadora e sedutora. Boa de prosa e uma memória invejável, a sertaneja centenária vive hoje no Recife, onde comemorou a data ao lado de familiares, entre os quais a filha Fátima Brasileiro.

Como todo sertanejo, dona Otília vem de uma grande prole. São 18 irmãos, dos quais cinco morreram quando crianças. Os pais, comerciantes e fazendeiros, deram às mulheres o sobrenome de “Brasileiro” e aos homens o de “Patriota”. “Quando meu pai, Manoel José da Silva, se ausentava, minha mãe, Maria Gomes Brasileiro, assumia com pulso e competência o comando da família e dos negócios”, relembra.

E acrescenta: “Eles se conheceram na casa do meu avô materno e tiveram que esperar duas irmãs mais velhas se casarem, para chegar então a sua vez, pois havia uma norma familiar de que as mais novas não casavam antes das mais velhas”.

Dona Otília morou por muito tempo em Carnaíba (PE) e depois de casada fixou residência em Afogados da Ingazeira. Assistiu a momentos históricos da trajetória política do Brasil como o cangaço. Impressiona a riqueza dos detalhes da memória que parece ter um segredo especial como a sua própria vida de longevidade.

“Vivi o tempo das “visitas” de Antônio Silvino, dos Revoltosos e de Lampião, que aterrorizavam no interior do Nordeste. Nossa casa foi invadida pelo bando de Lampião, cujos bandidos mantiveram meu pai preso por algumas horas, ameaçado de morte. Minha mãe, sob fogo cruzado, abria a loja e entregava aos cangaceiros todo dinheiro de que dispunham, comprometendo-se a mandar o restante para onde estivesse o bando. A ordem do “chefe” era levar 10 contos de réis, quantia alta na época, ou matar meu pai”, conta ela.

Não só a memória de dona Otília que impressiona aos 100 anos de idade, mas a sua disposição física também. Não abre mão de ler diariamente todos os jornais e tem mania por palavras cruzadas. A vida para ela tem que ter a leveza da criança, com risadas e brincadeiras. Se há um segredo para se prolongar os dias não sabe, mas conclui que o que realmente vale na vida é ter saúde e amizade.

Denise Martins, no BlogdoMagno
Recife, PE Brasil - 13-outubro-2014 / 11:33:29
Sou filho de Julio da Vera Cruz Campos e Palmeirinda Tavares Campos, nasci no dia 29 de outubro de 1931 em Recife.

______________________________
Caro Elison, qual o seu parentesco com o prof. José da Vera Cruz Campos? (Fernando Pires)
______________________________

Elison Tavares Campos <ETC.31@HOTMAIL.COM>
Recife, PE Brasil - 12-outubro-2014 / 11:46:41

NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO /
FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE


Meu Nordeste é celeiro de artistas / Muitos deles com representação
Tiririca foi show de votação / Duas vezes eleito por paulistas
Tem um Frank Aguiar em outras listas / Inda esquecem de Lula presidente
Erundina também se fez presente / Dos paulistas foi chefe de estado
NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO / FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE.

Não me venham com crítica e baixaria, / Arrogância nem discriminação
Nordestino é quem ergue esta Nação / Pois o “Rei do baião” já me dizia
Quando eu lembro Canudos, na Bahia / Conselheiro é um filme em minha mente
Pois o peso que temos só não sente / Se você for sulista e revoltado
NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO / FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE.

Vocês deixem a favela da Rocinha / Venham aqui buscar um pouco de paz
Conhecendo as piscinas naturais / E a beleza de Porto de Galinha
Em Natal vão na praia da redinha / João Pessoa na rota é evidente
Pois ao som de Ravel, o sol poente / Mostrará que o conceito é infundado
NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO / FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE.

Danizete Siqueira de Lima
Recife, PE Brasil - 9-outubro-2014 / 21:21:41

Álbum Iconográfico de Afogados da Ingazeira

O amigo Fernando Pires tem sido um conterrâneo dedicado ao nosso rincão, propagando sua beleza sertaneja e sua gente. Agora ele nos apresenta nesta nova versão tecnológica do Blu-Ray o Álbum Iconográfico revisado com aperfeiçoadas fotos e o som magnífico. Ele escolheu como background musical musicas que nos toca profundamente, começando com Asa Branca, minha favorita.

Para ver a nova versão do álbum tive que comprar o Blu-Ray player pois eu estava parado na década passada quando o DVD era suficiente. Na realidade eu estava procurando uma desculpa para atualizar o meu sistema de entretimento o que achei ao receber este álbum com tópicos e lugares distantes no passado do nosso sertão.

Os cenários bucólicos de outrora apresentados em fotografias em preto e branco são em si de uma beleza singular que nos deixa a meditar e relembrar fatos e pessoas que foram de um modo ou de outro parte significante em nossa vida. Desde o início da construção da Igreja (Catedral) até os dias atuais em fotos coloridas é como se estivéssemos rejuvenescendo . As fotos estão claras e limpas graças a ajuda da tecnologia moderna que tem meios de “ressureição” de fotos que pensávamos impossível de usá-las.

Ver e rever Zé Jaboatão com a carroça puxada a burro (ele era o nosso coletor de lixo) a nos convidar a um passeio naquele solo rico e seco ou simplesmente a uma soneca na rede até que o calor diminua. Os cenários ficam a brincar em nossa mente num borbulhão de fantasias de um tempo passado e muito querido por nós, principalmente os expatriados como eu.

Vendo as fotos do Cine Pajeú, me vem à mente um garoto que conheci bastante e que era encantado com o prédio e ações que ali se apresentavam nos seriados e filmes, nos dando assunto pra discutir o que foi ou não foi com nossos colegas em discussões bem alongadas.

As fotos do evento histórico da inauguração da estação do trem que nos levaria ao Recife e a cidades naquela direção, nos lembra que participamos daquela cerimonia e que hoje só restam as lembranças, pois tudo aquilo não mais existe. Teve realmente vida curta, mas deixou lembranças daquele período da nossa vida bem vividas.

As fotos mais atuais são lindas, apresentando as ruas que não cheguei a conhecer, lugares satélites da cidade em cor, nos dando outra perspectiva do local, devo dizer, no entanto, que de todas as fotos a que mais me emociona é a foto da Igreja com a Serra dos Pereira (ou Pereiros) ao fundo. Dá vontade de gritar como o fazia no velho Cine Pajeú, “Aí mocinho!”. Fico olhando por longos momentos, tentando absorver o máximo daquele panorama que o Senhor Deus nos proporcionou.

Sem dúvida, ver as fotos dos nossos pioneiros nos faz orgulhosos de ser Sertanejos do Pajeú.

Agradeçamos, portanto, ao Fernando Pires, autor desse belo e laborioso trabalho apresentado e por sua dedicação marcante à nossa cidade e ao nosso povo. Congratulações está em ordem.

Zezé Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, Califórnia, CA EUA - 5-outubro-2014 / 21:13:17

Eleições

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades.” Benjamin Franklin

De autoria da escritora Rachel de Queiroz, o texto “Votar” foi publicado na extinta revista O Cruzeiro, em 11/1/1947. Há quase 70 anos, portanto. Por ser um pouco longo, destaco apenas algumas partes dele:

“(...) Pelo voto não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, o indivíduo ou grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo.

(...) Escolhemos igualmente pelo voto aqueles que nos vão cobrar impostos e, pior ainda, aqueles que irão estipular a quantidade desses impostos. Vejam como é grave a escolha desses “cobradores”. Uma vez lá em cima podem nos arrastar à penúria, nos chupar a última gota de sangue do corpo, nos arrancar o último vintém do bolso.

(...) Escolhem-se nas eleições aqueles que têm direito de demitir e nomear funcionários, e presidir a existência de todo o organismo burocrático.

(...) E, circunstância mais grave e digna de todo o interesse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de todas as forças armadas: o exército, a marinha, a aviação, as polícias.

(...) E assim, amigos, quando vocês forem levianamente levar o voto para o Sr. Fulaninho que lhes fez um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para o Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhes deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio – lembrem-se de que não vão proporcionar a esses sujeitos um simples emprego bem remunerado.

(...) Votem, irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva.

(...) Porque, afinal, a mulher quando é ruim, briga-se com ela, devolve-se ao pai, pede-se desquite. E o governo, quando é ruim, ele é quem briga conosco, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca dos nossos filhos e nos faz apodrecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo.

(...) E agora, um conselho final, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo é muito honesto.

(...) Meu amigo e leitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. Lembre-se de que o voto é secreto.

(...) Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha.

(...) Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo, não se esqueça de que DENTRO DA CABINA INDEVASSÁVEL VOCÊ É UM SER LIVRE. Falte com a palavra dada à força, e escute apenas a sua consciência.

(...) Palavras o vento leva, mas a consciência não se muda nunca, acompanha a gente até o inferno.”

São observações que devemos levar em consideração na hora de votar.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 27-setembro-2014 / 7:13:17
José Menino de Souza

Faleceu, em Afogados da Ingazeira, às 20h40 de ontem, o sr. Zuzinha.
O sepultamento será realizado às 16h30 desta sexta-feira no cemitério São Judas Tadeu.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 26-setembro-2014 / 10:55:23
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721