AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 881 a 890 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-dezembro-2013 / 7:16:44

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 23-dezembro-2013 / 8:59:58
Quando o Dr. Luciano fala de "Planalto e planície" comete aquele erro grosseiro de imaginar que as agruras da Seca são de exclusiva responsabilidade do Governo Federal. Fica parecendo que não existem Governadores e Prefeitos na Região.
Na verdade, o Governo Federal, ao longo de Séculos, desde o Segundo Império tem despejado recursos aos borbotões em busca de soluções para os efeitos da estiagem mas que, desgraçadamente, sempre acabam nos bolsos da elite mais maliciosa e corrupta do planeta, a elite nordestina.
Por outro lado, a SECA produz heróis e celebridades, transforma medíocres em ídolos incensados, serve de tema para poetas e escritores bissextos, então, vivas à SECA!

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 21-dezembro-2013 / 12:11:47

"Reféns da Seca"
Um soco no estômago do poder...


Uma chuva fina e intermitente banhando toda a cidade oferecendo-nos uma temperatura agradável, diferente do que costumamos enfrentar no nosso sertão. Num ambiente requintado da Pousada de Brotas ouvimos, além do gratificante barulho do respingar da chuva, o som de um plangente piano magistralmente dominado pelo genial Chagas. Este o cenário para recebermos de seu criador, Magno Martins, sua mais recente obra: Reféns da Seca.

O livro se agiganta à proporção que vamos passando as páginas e uma realidade cruel se descortina aos nossos olhos; mesmo nós que somos testemunhas vivas da devastação que provoca a seca em nossas plagas. Esta Obra monumental é prefaciada pelo poeta Maciel Melo que faz com seu “linguajar caseiro” a apresentação do não menos exímio artífice das letras Magno Martins.

E, Reféns da Seca, se revela como o repositório de todas as crueldades da estiagem, quando vemos em suas páginas o sertanejo autêntico com sua pele ressequida tal qual a terra esturricada por falta da água que, paradoxalmente, existe em abundância no subsolo, porém maior que a profusão do líquido reservado nas entranhas da terra é a estupidez dos governantes que não se dispõem a resolver um problema secular.

A Obra do Magno Martins, com sua apresentação primorosa, não deve ser apenas ornamento de uma estante, mas, e sim, um documento a ser “esfregado” da cara dos governantes, pois além da miséria crônica ele traz a solução, com exemplos práticos e reais.

Na sua trajetória de longa caminhada, ouvindo e sentindo o que dizem os - reféns da seca -, Magno faz de sua “pena” um bisturi e vai dissecando as entranhas de uma região, mostrando com as cores da dor sofrida do sertanejo tudo o que pode e deve ser mudado.

Para não “roubar” a emoção dos que não leram, abstenho-me de maiores detalhes, porém, é emblemática a afirmação de Jurandir, lá de Gravatá, quando afirma: “O peixe fede, como se estivesse podre, mas é o que nós temos para matar a fome”.

É essa realidade cruel que Magno traz à tona, fazendo-nos refletir sobre as discrepâncias entre o Planalto e a planície. Enquanto Jurandir come o “peixe podre”, muitos se empanturram com faisão e vinhos da melhor safra.

A Obra que Magno nos oferece é um Livro(?), é um Dossiê(?), é tudo isso e mais: "um soco no estômago do poder".

Luciano Bezerra <lucianocamposbezerra@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 21-dezembro-2013 / 0:33:24

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 19-dezembro-2013 / 17:18:04

Espírito solidário toma conta da comunidade
de Afogados da Ingazeira


A campanha Natal das Famílias coordenada pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Remédios está mobilizando a comunidade de Afogados da Ingazeira e Região. Tem sido grande a movimentação nos 38 pontos de coleta de donativos, localizados nos supermercados, nas escolas públicas e na paróquia da cidade. São doações de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, livros, artigos de higiene pessoal e brinquedos em bom estado de conservação que serão entregues até a véspera do Natal para famílias carentes.

Os donativos poderão ser entregues até o horário da manhã do dia 24 de dezembro. A campanha integra as comemorações da festa do padroeiro da cidade, que tem a Cantata Natalina do domingo 22 marcando a abertura das festividades. Este ano a grande atração será o Padre João Carlos Ribeiro, que se apresenta a partir das 19h, em frente à Catedral.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 19-dezembro-2013 / 9:25:07

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 18-dezembro-2013 / 9:28:47
Fernando, eis a mensagem para o meu filho Rodrigo Ângelo. Quanto à morte, foi acidental, semelhante à de Júnior Ângelo, seu primo, só que ele não estava fazendo trilha. Aos sábados ou domingos, saía às 5h da manhã com um grupo de amigos para tomarem café em Bezerros, Gravatá, Palmares, etc. Foi no retorno, segundo os amigos. Ele não vinha correndo, nem havia bebido. O impacto da batida, dizem, não foi forte, foi uma fatalidade.

___________________________
“Meu filho, agradecemos o empréstimo bendito que o PAI, dono das nossas vidas, nos concedeu, nos cedendo tu, meu amor, por 35 anos para ficar conosco, onde só a união, a alegria, o amor estavam presentes.
O que dizer ao meu Bom Deus, agora? Louvado seja TU, MEU PAI, por ter-me proporcionado 35 anos de felicidade! Filho amado, sim, sempre serás o meu filho amado, agora mais do que nunca, porque vivo estás no meu coração, vivo estás na vida eterna.
Filhinho meu, como dói a tua falta. Estou sofrendo muito, mas, filho meu, não te entristeças, porque a dor é serena. Lembra, filho, quando eu te falava: "Nossa Senhora está em nossa casa. Quando, por algum motivo não pudermos com o fardo, ELA nos coloca no colo.”
Filho, eu (nossa família) estou(estamos) nesse colo Bendito. Estaremos sempre nos falando, amor da minha vida.
Te amo!
Mainha (D. Maria, lembra?)”

Gilvan França Ribeiro / Lourdinha Ângelo
Recife, PE Brasil - 16-dezembro-2013 / 20:37:53


Em agosto de 2009 - há 4 anos - estivemos no LIXÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA.
Alguma coisa mudou?

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 15-dezembro-2013 / 10:33:37


Entrevista (1ª parte) com o prof. Damião Alves dos Santos - Bião, em 4 de fevereiro de 2012



Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-dezembro-2013 / 21:34:04
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721