AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 901 a 910 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]


Imagens constantes do DVD "Iconografia Histórica de Afogados da Ingazeira".
Aqui você verá as imagens rapidamente. No DVD elas têm um duração de, em média, 12 segundos para a sua agradável visualização, acompanhada pela belíssima trilha sonora de YANNI.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 2-dezembro-2013 / 11:38:35

Irresponsabilidade política e ineficiência dos serviços públicos

Dias atrás ouvi importante palestra de um cientista político sobre responsabilidade social da política. Lembrava com tristeza que “é perfeitamente compreensível e aceitável o manifesto de indignação do povo com certas feições que a política assume, por conta de atos descomprometidos com a verdade, a ética, a moral e o bem-estar do povo”.

Em outro momento observei no livro “Poderes e Deveres do Administrador Público”, um conceito sobre o Dever de Eficiência. “Elevado à categoria de Princípio Constitucional de Administração Pública, o dever de eficiência impõe que a atividade administrativa seja cada vez mais célere e técnica, ou seja, que se busque não só o aumento quantitativo, mas também qualitativo do papel desempenhado pelo Administrador Público. A busca contínua pela eficiência resulta, sem dúvida, em maiores benefícios à própria coletividade, daí por que constitui dever do administrador.”

É de fundamental importância que toda gestão municipal tenha um bem elaborado planejamento e que nas áreas de riscos, como é o caso da seca, se trabalhe priorizando a prevenção, evitando assim que fatos desagradáveis e prejudiciais aconteçam a seus habitantes.

A Adutora do Pajeú, obra para abastecimento d’água em diversos municípios de Pernambuco e que caminha a “passos de tartaruga”, ainda não está totalmente concluída. A Transposição do Rio São Francisco continua apenas no sonho dos sertanejos e nosso rico lençol freático aguarda decisões e vontades políticas para matar a sede de muitos “reféns da seca”. Hoje, muitas cidades do Sertão do Pajeú sofrem com a falta d’água ou com sua péssima e desorganizada distribuição. Ora, desde 1975, quando o então governador Eraldo Gueiros inaugurou a Barragem de Brotas, já alertava para a necessidade de se construir mais barragens e açudes, uma atitude que caberia aos futuros prefeitos e governadores.

Como filho dessa terra, convoco mulheres e homens desse valente e forte sertão a abraçar essa luta, cobrando das lideranças políticas e autoridades de nossa região, uma urgente resposta sobre essa comprovada irresponsabilidade social com a população.

“...se o povo calar, até as pedras clamarão”

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 30-novembro-2013 / 21:53:41

Álbum Iconográfico de Afogados da Ingazeira
Um show de Memórias!

Abrindo o Álbum, a expectativa era grande e não fui desapontado. Vi e revi velhos amigos dos tempos idos e alguns que nao conheci mas, no contexto, eram todos participantes do cenário afogadense em diversas épocas e diferente ocasiões.
Numa exuberante festa fotográfica de mais de 60 minutos, Fernando nos apresenta mais uma oportunidade de reviver datas e momentos memoráveis, bem como rever personagens que foram líderes da nossa sociedade sertaneja, ou simplesmente amigos e parentes que ja se foram mas que deixaram uma saudade que não sabemos definir.

A abertura apresenta as nossas raízes modestas mas laboriosas, construindo a Igreja que ficou sendo o marco central da nossa cidade. Não tínhamos recursos, mas a visão (do francês Pe. Carlos Cottart) de construir essa obra de arquitetura Gótica de beleza ímpar. Foi o espírito solidário que prevaleceu e a obra magestosa nos faz orgulhosos, pois sabemos que houve um esforço da população afogadense (que não era grande) mas respondeu ao chamado de várias maneiras.
Nos vários momentos em que fotos da Igreja são apresentadas no vídeo, nos faz sentir o momento vivido em cada uma delas, que nos emociona pela sua imponência.

Em seguida vem o prédio que chamávamos de “Sanatorio”, o qual, no período de sua existência recebeu diversos nomes, me tocou pessoalmente pois “ela me beijou e eu fiquei fisgado” num dos escritorios ali estabelecidos”
O Cruzeiro também foi um marco rústico simples que dava as boas vindas à entrada da cidade, e nos confortava como marco da cristandade. É lamentável que agora só exista nas fotos.

Revi o assentamento do calçamento, bem como a construção do Cine Pajeú de muitas boas lembrancas.
Vi, tambem, o desenvolvimento da cidade, bem como o seu embelezamento com o ajardinado bonito e os novos bairros.

O Fernando, afirmativamente, nos apresenta uma obra magnífica retratando a nossa cidade desde sua humilde origem, até o período mais moderno e mais belo com a transição das fotos em preto e branco para as coloridas dos dias atuais.
Devo dizer que a foto de 24 de abril de 2013 me impressionou bastante, pois apresenta a Catedral e, ao fundo, a Serra dos Pereiros , apresentando um cenário deslumbrante.

Parabéns, Fernando, e muito obrigado pelo maravilhoso “Show fotográfico” da nossa terra que é, sem dúvida, o melhor presente de Natal para este velha guarda.
Abraço, e ate breve.

Zeze Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, CA EUA - 29-novembro-2013 / 19:16:03
Amigo/irmão Fernando, por conta da subida do Sport Clube do Recife para a série A, fiz essa homenagem aos torcedores Rubro Negros...

SPORT CLUB DO RECIFE
Ainda de ressaca, na manhã desse domingo (24/11), ao ver as manchetes dos principais jornais brasileiros, não pude conter a... [Leia mais]

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 24-novembro-2013 / 22:22:49
Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 20-novembro-2013 / 11:10:10
Afogados da Ingazeira, cidade maravilhosa, eu amo minha terra natal em Pernambuco.

Maria Alves Takeuchi <aishiteru-2013@hotmail.com>
Suzano, SP Brasil - 16-novembro-2013 / 9:19:59

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 13-novembro-2013 / 21:09:46
Fernando, meu amigo, faço minhas as suas palavras e sei tudo que acontece ai. Sinto muito por dona Tida. Fico revoltada, mesmo morando aqui tão distante. Queria poder fazer alguma coisa, mas infelizmente não posso.
De uma coisa tenho certeza, o que acontece ai não é normal em lugar algum, as pessoas têm medo de reclamar e os órgãos competentes não tomam providências... Por quê? Deve ter algum motivo para tanta bagunça.
A minha mãe mora nessa cidade que amo tanto, só que acho que se eu estivesse morando ai, com certeza iria brigar muito. Alguém precisa fazer alguma coisa, essa falta de respeito é inaceitável, chega a ser ridícula.
Conheci o prefeito atual que se mostrava uma pessoa idealista, inteligente e muito humana, achei que na gestão dele tudo isto acabaria, afinal o Prefeito é eleito para o bem da sua cidade e vejo que continua a mesma coisa .
Sinto muito, estou decepcionada com as coisa que fico sabendo de Afogados da Ingazeira.
Fico triste.

Fátima Marques Almeida <almeida.marques10@hotmail.com>
Paulinia, SP Brasil - 13-novembro-2013 / 10:59:28


Caro Zezé Moura, a Asavap - Lar do Idoso, em Afogados da Ingazeira, já tomou conhecimento de mais uma generosa contribuição enviada.
Você é um afogadense que, mesmo estando distante da terra desde os anos 1950, não esquece dos seus conterrâneos, sobretudo os idosos.
Obrigado, Zezé Moura!

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-novembro-2013 / 19:06:58
Perda de amigos...

Fiquei muito triste com a notícia que vi neste Mural falando sobre o falecimento do meu amigo Orestes e também do João, seu irmão. Éramos muito amigos, Depois me mudei daí e perdi o contato, porém sempre conservei o carinho que tinha por eles.
Nunca esqueci amigos e amigas que conquistei aí.
Sinto muito!

Fátima Marques Almeida <almeida.marques10@hotmail.com>
Paulinia, SP Brasil - 12-novembro-2013 / 14:56:55
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721