AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 931 a 940 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Nosso documentário LUA NOVA DO PENAR será exibido em evento internacional a ser realizado em 28/29 de novembro pela Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Hélder Câmara. Exibido no “Sábado Resistente”, do Museu da Resistência, em São Paulo, dia 5 deste mês, foi muito aplaudido por personalidades e representantes de entidades que combateram a ditadura.
Também será exibido em seção especial no auditório Tancredo Neves, Ministério da Justiça, dia 10 de dezembro, em agenda comemorativa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Há honrosas solicitações para apresentação em Natal (RN) e Tabira (PE).

LUA NOVA DO PENAR faz parte da seleção oficial dos festivais internacionais de Mumbai e Nova Deli, na Índia, e do II Ionian International Digital Film Festival, em Lefkas, na Grécia .
Neste último, foi agraciado com o prêmio de melhor documentário.
O objetivo desta postagem é dividir nossa alegria e nosso orgulho pelo resultado deste trabalho e, ao mesmo tempo, convidar os amigos do Recife a conhecê-lo no dia 14 de novembro, às 18h45, no auditório da Unicap, durante o VII Colóquio de História.
Gratos

Leila e Sidnei <sliberal@uol.com.br>
Recife, PE Brasil - 30-outubro-2013 / 15:15:33
Fernando, faleceu nesta madrugada, (segunda-feira 28), na cidade do Recife, LÚCIA MOREIRA DE BRITO, esposa de Willams Brito, filho de Dona Celeste e Seu José Lopes de Brito. O sepultamento está previsto para essa terça-feira, dia 29 em Afogados da Ingazeira, PE.

Graça Brandão, no Facebook
Maceió, AL Brasil - 28-outubro-2013 / 22:44:20
Aos familiares de Orestes Neves, nosso amigo (Orestinho), os nossos sinceros votos de pesar. Que Deus conforte os que ficam e lhe reserve um lugar à Sua direita.

Danizete Siqueira de Lima e família <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 28-outubro-2013 / 11:35:13

Orestes Neves Nunes Machado
*
† 25.10.2013

Faleceu na última sexta-feira 25, em Serra Talhada, após sofrer ¨Enfarte¨ enquanto almoçava em restaurante naquela cidade, nosso conterrâneo Orestinho, filho do casal Hilda e Machado (em memória), antigos funcionários dos Correios. Ele deixa viúva (Ivani Veras) e filhos. Em fevereiro deste ano falecia, em Arcoverde, João Batista, irmão caçula de Orestinho.
Aos familiares, nossos sentimentos.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 27-outubro-2013 / 9:23:33
Missa de Sétimo Dia

Ana Maria e Vanderlei comunicam que a missa de sétimo dia da morte de Adalgisa Leite Januário, será domingo 27 às 10h, na Paróquia São Judas, no Marcos Freire, bairro dos Pimentas, Guarulhos-SP.

Antonio Freitas <ffamilia.freitas@ig.com.br>
Guarulhos , SP Brasil - 26-outubro-2013 / 15:44:42


Está disponível, em DVD, o Álbum Iconográfico de Afogados da Ingazeira, com 274 imagens, entre fotos de Ontem (188), de Hoje (44), e de 42 Personagens da História da terra de Mons. Alfredo de Arruda Câmara. Infelizmente, por falta de fotografias, deixamos de incluir muitos afogadenses que de alguma forma fizeram parte da história da nossa cidade. Em alguns casos, até por falta de interesse de familiares. Mas...

Para quem deseja ter essas imagens em DVD (1h04) para ver em Full HD WideScreen (16:9), em equipamento com conexão HDMI (Blu-Ray), acompanhado de belíssima trilha sonora, nos seus televisores – melhor em aparelhos de 40 polegadas ou superiores -, segue instruções:

Para entrega no BRASIL, efetuar depósito de R$ 15,00 no Banco do Brasil, agência 8633-9, c/c 5.472.595-X

Para o EXTERIOR, sugiro entrar em contato com algum parente e pedir para ele ser intermediário: adquirir e enviar. Nessa condição, a pessoa deverá informar qual o país, para que eu entregue um DVD gravado com o código daquela região. Na América do Sul, o código é 4...

Após esse procedimento, enviar e-mail para - fernandopires1@hotmail.com -, informando:

Número da Agência:
Data do depósito:
e Endereço Completo:

Confirmarei o recebimento de cada e-mail. Assim, o DVD será enviado pelos Correios em até 7 dias, podendo ser encaminhado até no mesmo dia da confirmação.

Estarei ausente do Recife por alguns dias, mas levarei alguns DVDs para atender aos primeiros pedidos confirmados.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 26-outubro-2013 / 11:28:38

Iconografia Histórica de Afogados da Ingazeira

Quis um dia o destino que eu pisasse as terras Sertanejas, me banhasse no Pajeú e fincasse raízes no solo afogadense. A boa nova me fora apresentada. Plantei uma árvore, constitui família, tive filhos, desenvolvi atividades, divulguei seu nome e, por isso, me arvorei no direito de ser mais um filho adotivo dos Afogados da Ingazeira.

Dizer do meu amor por essa terra é para mim imperioso, é motivo de satisfação, de gratidão pelos dias lá vividos, assim como também o é tecer comentário sobre um seu outro filho, o abnegado defensor de seus valores, o escritor e pesquisador Fernando Pires, eterno enamorado da terra que o viu nascer.

Não satisfeito com a obra literária que já produziu, ressaltando sua gente, dizendo de sua origem, desenvolvimento e progresso de seu torrão natal, desta feita, interpretando os anseios de seu povo, num trabalho incansável de pesquisa, ele nos presenteia, no melhor de seu estilo, com uma magnífica iconografia histórica, reunindo fotos de sua Afogados, desde seus primórdios, catalogadas e agora apresentadas com o maior carinho, para deleite e orgulho de seus conterrâneos, induzindo-os à nostálgica busca de suas lembranças.

Encampando a filosofia do cancioneiro popular quando diz: “aquilo que os olhos não veem o coração não sente”, revelando-se não um visionário, mas um observador atento, Fernando oferece-nos a oportunidade de, através do olhar, sentirmos bater mais fortes e alegres nossos corações, pois, colando em nossas mentes imagens de ruas (por onde andamos), de casas (que foram nossos lares), de gente (que nos abraçaram), ele nos faz recordar de tempos felizes.

Nesta reconstituição, para mim, verdadeiro romance, ele, remontando ao ano 1910, paulatinamente, década após década e até os dias atuais (2013), nos relata através de imagens belíssimas e até comoventes a história do município.

A Catedral, o Cine Pajeú em obras. O Rio Pajeú transbordando. O Coreto reinando em berço esplêndido. O Colégio Normal de portas abertas formando gerações. Enfim, quem não há de se emocionar com tamanhas lembranças?

Agradecemos ao autor por tão extraordinária obra, por essa incontestável manifestação literária, e parabéns pela figura humana ímpar que ele tem se revelado.

Célio Pereira da Silva
Olinda, PE Brasil - 26-outubro-2013 / 10:20:47

Adalgisa Leite Januário

Faleceu na manhã de domingo 20, às 5h, no Hospital Pimentas, em Guarulhos SP, aos 71 anos de idade, nossa conterrânea Adalgisa Leite Januário, esposa do conterrâneo Ivo Januário, em decorrência de pneumonia e um AVC.
Não podemos esquecer essa grande mulher, que trabalhou quase trinta anos como auxiliar de enfermagem no Hospital Regional Emília Câmara.}
Rezo a Deus que conceda a Adalzisa um lindo lugar no Céu. E que Nossa Senhora envolva a sua família com o seu manto de amor, para que assim eles suportem a dor da perda e a dor da saudade.
Infelizmente as coisas não acontecem como imaginamos. Que Deus, Misericordioso, tenha compaixão da sua alma e lhe conduza à vida eterna.

Antonio Freitas <ffamilia.freitas@ig.com.br>
Guarulhos, SP Brasil - 24-outubro-2013 / 20:41:56

Zé de Nora, Bernardo e Zezito Cão...
Meus ídolos!

Os ídolos nascem, quase sempre, a partir do momento que suas ideias e ações são aceitas e, consequentemente, multiplicadas pelos adeptos. Entretanto, o mesmo povo que eterniza seus líderes, às vezes, comete ingratidões que deixam feridas difíceis de serem curadas.
O trio Parada Dura mostra essa realidade numa bela canção dizendo “quando essa voz que hoje canta calar na garganta, / e não mais cantar / quando esse peito sentido que já está ferido não mais aguentar.../ Então serei esquecido por todas e todos que dizem que gostam de mim, / então viverei escondido num canto esperando meu fim”.
O italiano, Pierluigi Collina, foi considerado o melhor árbitro de futebol de todos os tempos. Em seu discurso de premiação pela FIFA disse que “Sábio é quem pensa. O árbitro não pode ser sábio. Deve ser impulsivo. Deve decidir em três décimos de segundo”.
Há cinquenta anos, nosso querido Zé de Nora apitava importantes jogos do Pajeú e costumava falar que “era mais rápido no apito que um piscar de olhos”. O americano Jimi Hendrix que iniciou sua carreira inspirado em John Lennon, Elvis Presley e Mick Jagger, possui a guitarra mais poderosa do planeta, fala em suas apresentações que “a música é minha vida”.
Nos anos 60, em Afogados da Ingazeira, o jovem Bernardo tocava violão como gente grande e cantava “Construção” de Chico Buarque, “Águas de Março” de Elis Regina e Tom Jobim, “Carinhoso” de Pixinguinha e “Asa Branca” do rei Luiz Gonzaga deixando todos admirados com seu talento e inteligência. Falava que “quando canto e toco um instrumento, me faz bem, muito bem”.
Savile Row é uma Rua de Londres onde estão os mais famosos alfaiates do mundo. Confeccionam caros e luxuosos ternos e outros vestuários para príncipes, presidentes e estrelas de Hollywood. Dizem os “ases” da moda elitizada que “quem trabalha para celebridades tem que ser o melhor”.
Meio século atrás, na terra da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, interior de Pernambuco, Zezito Cão, costurava para personalidades de todo o país. Suas peças eram conhecidas e elogiadas por profissionais da alta costura. O enorme sucesso era fruto de muita criatividade e dedicação à arte que abraçara desde adolescente. Confidenciava para alguns amigos que usava em suas peças a simetria e os precisos cálculos de um jogo de bilhar para satisfazer, unicamente, a vontade do cliente.
Longe de querer colocar um sentimento de competição entre meus conterrâneos e os reconhecidos como “os melhores” pela mídia mundial. Porém, seria pecar por omissão desconhecer, ou mesmo esquecer, que os artistas de minha terra, tanto os que já se foram para outra dimensão, como os atuais, sempre farão parte dessa festa de estrelas. Saudosamente,

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da ingazeira, PE Brasil - 24-outubro-2013 / 8:28:04
Faleceu aos 81 anos, em Afogados da Ingazeira, neste sábado 19, o conterrâneo João Leite Padilha. Estabelecido em Tabira, foi casado com uma filha do ex-prefeito e ex-deputado Pedro Pires Ferreira.
Pai da dra. Albertina, médica em Afogados da Ingazeira, João Padilha gozava de grande círculo de amizade em nossa região.
O corpo foi sepultado em Tabira, cidade que o acolheu desde a sua juventude.
Aos familiares, nossas sinceras condolências.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 21-outubro-2013 / 10:17:26
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721